Mais de 6 mil alunos vão participar dos Jogos Escolares 2019
Atualizado em 29/03/2019 - 18:09
ABERTURA JOGOS ESCOLARES DA REM - 29-03-2019 - LUCAS CABRAL
Organizado pela Prefeitura, os Jogos Escolares vai envolver 6.200 alunos de 45 escolas de ensino fundamental da rede municipal - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Clima de festa e muita alegria marcaram a abertura oficial da 32º edição dos Jogos Escolares da rede de ensino municipal de São José dos Campos.

O evento realizado na manhã desta sexta-feira (29), no ginásio do Sesi-SP (Serviço Social da Indústria), localizado na região sul da cidade, contou com apresentações artísticas de dança e música, além da participação especial de Ricardo Berna, bicampeão brasileiro e campeão da Copa do Brasil que atuou como goleiro do Fluminense.

O ex-goleiro conduziu a tocha olímpica até a pira. Emocionado, o atleta discursou para os mais de 1.500 estudantes presentes na cerimônia. “Busquem o sonho que está guardado dentro de vocês, esse é o melhor combustível, sonhem muito, tenham atitudes para realizar esse sonho, façam o melhor e não permitam que nada diminua esse sonho”, disse.

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, os Jogos Escolares vai envolver 6.200 alunos, de 45 escolas de ensino fundamental da rede municipal ao longo do ano letivo. As modalidades são Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei, Xadrez, Damas, Atletismo e queimada para os anos iniciais.

Aluno da Emef Profª Elza Regina F. Bevilacqua, Guilherme Freitas, está ansioso para o início das atividades. “O esporte representa alegria, participei dos jogos no ano passado e a expectativa para esse ano está alta, nossa escola é muito boa, a gente vai brilhar”.

Juliano Teodoro, aluno da Emef Profª Lúcia Pereira Rodrigues, destacou os benefícios que a atividade física proporciona. “Com os jogos escolares a gente interage, se diverte e sai do sedentarismo”.

Aluno da mesma unidade escola Carlos Eduardo Silva, concordou com o Juliano. “Ao invés de ficar em casa mexendo no celular, a gente treina na escola, essa é uma grande oportunidade”, afirmou.

Os estudantes estavam animados e tem aluno que já arrisca um resultado para a final dos Jogos Escolares, que será realizado em dezembro.

“Os jogos são super legais e esse ano a gente leva”, concluiu Maicon Abrel, da Emef Maria Antonieta Ferreira Payar.

Para celebrar a importância da prática esportiva na formação das crianças e adolescentes, alunos das Emef's Prof° Hélio Walter Bevilacqua e Profª Lúcia Pereira Rodrigues realizaram uma partida de futsal na quadra do Sesi.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares são uma forma de incentivar a interação entre alunos e proporcionar aos estudantes diversas modalidades esportivas em ambiente seguro e com a orientação de profissionais de Educação Física.

Através das práticas esportivas, as equipes vivenciam valores da formação humana como: solidariedade, cooperação, integridade, união e criatividade, além de bons hábitos em prol da qualidade de vida.