Captura noturna e galinhas d`angola auxiliam no controle de escorpiões
Atualizado em 29/03/2019 - 17:20
Cemitério do Morumbi recebe galinhas d`angola auxilio combate escorpiões 29 03 2019
Após a fase de adaptação em viveiro, as galinhas serão soltas no cemitério para auxiliar no combate - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

O Cemitério Colônia Paraíso, no Jardim Morumbi, passou a contar este mês de março com o serviço de captura noturna de escorpiões. Desde esta quinta-feira (28), o local recebeu também galinhas d`angola – predadoras naturais do escorpião.

Equipes da Urbam (Urbanizadora Municipal) estão trabalhando na captura no período das 18h às 23h.

A captura de escorpiões é indicada pelo Manual de Controle de Escorpiões, do Ministério da Saúde, como a forma ideal de controle, além da manutenção dos cemitérios e dedetizações para controle de outras pragas, que já são feitas constantemente.

As famílias proprietárias de jazigos nos quatro cemitérios do município estão sendo notificadas para fazer a manutenção e eliminar as frestas onde eles se alojam. Esta praga urbana tem afetado várias cidades brasileiras, principalmente no período de verão.

É importante que os moradores colaborem com as ações preventivas, cuidando das áreas internas e externas das casas e lotes, deixando-os livres de entulhos.

Galinhas

Foi construído um viveiro no cemitério onde as galinhas passarão por fase de adaptação ao novo ambiente. Após esta fase, elas serão soltas para auxiliar no combate.

Soro

Os animais capturados vivos são encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses. Uma equipe do Instituto Butantã vem até a cidade para recolhê-los. O veneno dos escorpiões-amarelos – identificados pelo Butantã como Tityus serrulatus é utilizado para fabricação de soro utilizado em todo o país.


MAIS NOTÍCIAS
Urbam

×