Av. Jorge Zarur terá estreitamento de pista para obras de fundação da ponte estaiada
Atualizado em 29/03/2019 - 17:13
Obra Arco da Inovação foto Aérea  08 02 2019
Todos os desvios estarão devidamente sinalizados para orientar os motoristas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

O andamento dos trabalhos para construção do Arco da Inovação – ponte estaiada seguem em ritmo acelerado com várias frentes de trabalho. Nesta sexta-feira (29), as obras de fundação da ponte, realizadas na pista sentido bairro da Avenida Jorge Zarur, vão estreitar as faixas à esquerda, desviando parte do tráfego de veículos para a pista local, por aproximadamente 15 dias. Para os condutores, a orientação é para que respeitem a sinalização e reduzam a velocidade ao passar pela obra.

Para minimizar os impactos desta etapa, estão sendo finalizados os serviços de alargamento da pista local, preservando a capacidade de tráfego no trecho para que o trânsito siga livremente por 3 faixas, enquanto parte das pistas estiverem bloqueadas.

Como vai funcionar:

Avenida Jorge Zarur sentido centro-sul
Pista expressa: uma faixa livre
Pista local (em frente a supermercado): duas faixas livres

Rotas alternativas

Todas as frentes de trabalho realizadas no entorno da rotatória do Colinas interferem nas condições de trânsito da região, especialmente nos horários de pico. Em função disso, a Prefeitura de São José dos Campos orienta os condutores para a utilização das rotas alternativas disponibilizadas no hotsite do Arco da Inovação, sobretudo para aqueles que utilizam o local apenas como passagem.

Arco da Inovação – Ponte Estaiada

A ponte estaiada, que ligará a avenida Jorge Zarur às avenidas São João e Cassiano Ricardo, vai desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade e beneficiar motoristas e passageiros de ônibus.

A obra vai beneficiar mais de 60 mil trabalhadores, que passam pelo trecho do Colinas em 1.246 viagens de ônibus todos os dias.

Ao todo, 180 mil veículos circulam pelo local. Diminuir o tempo e o cansaço da rotina diária, no principal ponto de congestionamento da cidade, serão os principais ganhos com o Arco da Inovação.

A ponte estaiada é um método de construção mais eficaz e econômico, além do modelo ser menos agressivo ao meio ambiente.
O projeto prevê que, sob a ponte na rotatória do Colinas, sejam construídos dois viadutos (superior e inferior), que servirão de ligação entre as avenidas Jorge Zarur (sentido bairro) e Cassiano Ricardo. Esses acessos ficarão em formato de “x”. O modelo de ponte utilizado em São José dos Campos será a única no Brasil em arco e curva.
O complexo viário também contará com uma ciclovia de 3.6km de extensão, que ligará a rotatória do Colinas à passarela na Rod. Dutra e à Av. Linneu de Moura. A ciclovia terá duas passarelas, uma sobre o Córrego Senhorinha e outra sobre o Anel Viário.