Alunos do curso da GCM participam de treinamento da Defesa Civil em SFX
Atualizado em 29/03/2019 - 18:41
Alunos do curso de formação da GCM participam de treinamento no distrito de São Francisco Xavier
O exercício consistiu em percorrer seis quilômetros dentro do rio, em terreno de aclive - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Agentes da Defesa Civil de São José dos Campos realizaram, nesta quinta-feira (29), uma atividade de preparação dos alunos do curso de formação da GCM (Guarda Civil Municipal). O exercício, conhecido como Trilha Molhada, consistiu em vencer um percurso de seis quilômetros dentro do Rio do Peixe, no distrito de São Francisco Xavier, na região norte do município.

Além dos alunos e dos agentes da Defesa Civil, o grupo foi formado por cerca de 15 guardas municipais já em atividade e três voluntários do DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais). Esses voluntários possuem experiência nesse tipo de atividade e foram dar apoio ao treinamento dos alunos.

A trilha começou a ser percorrida às 10h, no trecho do Rio do Peixe que passa no centro do distrito, sendo concluída por volta de 13h, na cachoeira Pedro David. O exercício consiste em fazer todo o percurso dentro do rio, em profundidades que oscilam de 30 centímetros a 1,5 metro.

Um dos objetivos do treinamento é fortalecer a união do grupo, criando um espírito de corpo importante para futuras missões. Outra utilidade da trilha é mostrar que os futuros GCM’s poderão tomar a iniciativa em ocorrências que exijam a entrada em locais alagados, córregos e riachos, antes mesmo da chegada do pessoal da Defesa Civil ou dos Bombeiros.

Devido ao sucesso da atividade, a Defesa Civil decidiu incorporar a Trilha Molhada aos próximos treinamentos de voluntários do órgão.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão