São José registra nova queda de crimes contra a vida e o patrimônio
Atualizado em 28/03/2019 - 17:06
Operação da Patrulha do Sossego Público, realizada na noite de sábado (9), em locais com indicação de fluxo de funk. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 09-02-2019
A Guarda Civil Municipal atua em conjunto com a PM em operações que contribuem para a segurança pública em São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Homicídios, latrocínios e roubos tiveram redução acentuada em São José dos Campos nos dois primeiros meses deste ano em comparação ao mesmo período de 2018. Os resultados foram apresentados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública na quarta-feira (27).

A queda no número de mortes por crimes foi maior nos latrocínios e números de vítimas em latrocínios, com declínio de 100%. Ocorreram duas mortes em 2018 e nenhuma em 2019.

Os homicídios dolosos caíram 50%, de 10, em janeiro e fevereiro de 2018, para 5 no mesmo período deste ano. Computado o número de vítimas em homicídios dolosos, a redução chegou a 58,34% (de 12 para 5).

Os roubos no município também seguiram a tendência de queda registrada nos últimos meses. O total de roubos despencou 36,75% (de 498 para 315) e os roubos de veículos 42,48% (de 113 para 65). A redução abrangeu também os furtos de veículos, com 10,48% (de 401 para 359).

São José Unida

Embora a segurança pública seja uma atribuição constitucional dos governos federal e estadual, a Prefeitura de São José dos Campos tem contribuído para uma gestão integrada no setor, além de fazer investimentos significativos para reduzir os índice de criminalidade no município.

Tudo começou a mudar em setembro de 2017, com a criação do grupo São José Unida – Segurança e Inteligência. Reunindo as principais forças de segurança que atuam no município, o São José Unida é uma iniciativa inovadora e tem gerado bons resultados.

Participam do programa: Prefeitura de São José dos Campos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Guarda Civil Municipal.

Investimentos

Confira os principais investimentos da Prefeitura na área da segurança pública nos últimos dois anos:

. Sistema eletrônico de monitoramento de veículos

. Câmeras de monitoramento com tecnologia de fotossensores que permitem a obtenção de informações instantâneas sobre os veículos que passam pelos portais de segurança instalados em vários pontos de entrada e saída da cidade

. Reimplantação da Atividade Delegada, com parceria da Polícia Militar

. Modernização do sistema de iluminação pública com implantação de lâmpadas de Led, que estão substituindo todo o sistema atual

. Contratação de mais 70 guardas civis municipais, aumentando o efetivo de 277 para 347 integrantes

. Maior agilidade e mais resultados na Guarda Civil Municipal (GCM) após a substituição de 100% da sua frota por carros elétricos, que são menos poluentes, mais econômicos e mais eficientes