Seminário aborda ações de prevenção e combate ao bullying
Atualizado em 27/03/2019 - 18:52
Seminário SOE  no CEFE  27 03 2019
O evento contou com apresentação de coral, peças teatrais, workshop, momento cultural e palestras sobre prevenção e combate ao bullying - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 250 pessoas participaram, nesta quarta-feira (27), de um seminário para a apresentação das propostas do Programa Valores da Convivência que será implementado neste ano letivo em todas as escolas municipais de ensino fundamental.

Organizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o evento realizado Centro de Formação do Educador (Cefe), contou com apresentação de coral, peças teatrais, workshop, momento cultural e palestras sobre prevenção e combate ao bullying.

Considerada a maior especialista do Brasil sobre bullying, a educadora Cléo Fante explanou por meio da palestra “Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz” os desafios das instituições, devido os impactos negativos que o bullying produz na vida de crianças e adolescentes e as possibilidades de prevenção.

O fortalecimento de políticas públicas de promoção da paz e do respeito, bem como de prevenção à violência através da rede de proteção e do protagonismo infanto-juvenil foram temas abordados pela médica pediatra Doutora Ana Carla Figueiredo Pinto, por meio da palestra “Bullying: um desafio presente no dia a dia das crianças e adolescente”.

Ministrada pela psicóloga organizacional Wanessa Oliveira Laschi, a palestra “Empreendedores do futuro: formando cidadão para uma nova realidade”, fez uma abordagem sobre o futuro dos jovens estudantes com conexão entre responsabilidade e bem-estar, além do interesse por ferramentas de criatividade e inovação.

Prevenção

Segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, a conscientização e prevenção de comportamentos que possam resultar em bullying é um tema tratado em todas as escolas de ensino fundamental da rede.

O assunto discutido em processos circulares, palestras desenvolvidas pelas unidades escolares em parceria com a rede de apoio ou ONG’s e na própria sala de aula, com o auxílio dos professores visam propagar valores humanos e a cidadania entre os estudantes, proporcionando a todos os alunos um ambiente saudável e acolhedor.

A iniciativa conta ainda com apoio da Guarda Civil Municipal, Promotoria da Infância e Juventude, Secretaria de Saúde Municipal e o Núcleo Viva a Paz da Secretaria de Saúde Estadual.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×