Prefeitura realiza atividades comemorativas ao Dia Mundial da Saúde
Atualizado em 27/03/2019 - 18:18
Evento em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, no largo São Benedito. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 14-11-2018
Estão previstas ações de busca ativa para doenças crônicas (testes de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação física) - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos tem uma programação para sensibilização da população sobre manutenção de hábitos de vida saudáveis por ocasião do Dia Mundial da Saúde.

As comemorações terão início junto ao evento “Science Days”, em parceria com o Instituto Alpha Lumen, nos dias 5 e 6 de abril (sexta e sábado), no Pavilhão Gaivotas do Parque da Cidade, e se encerrarão com uma caminhada, no dia 7 de abril (domingo), em parceria com a Associação Paulista de Medicina, saindo da Casa do Médico, em direção ao Parque Vicentina Aranha, onde a população receberá orientações sobre cuidados com a saúde.

Esta é a terceira edição do evento “Science Day” em São José dos Campos e tem como foco principal inspirar a população a exercer a vocação da cidade como polo tecnológico do Brasil.

O evento baseou suas ações com alvo nos objetivos de desenvolvimento sustentável, realizando um plano de gestão de resíduos gerados no evento, com o propósito de minimizar impactos ambientais e proporcionando um espaço de sustentabilidade, onde a população receberá orientações sobre os cuidados com a saúde e meio ambiente.

No espaço de sustentabilidade, as Secretarias de Saúde e de Urbanismo e Sustentabilidade irão expor seus trabalhos referentes ao cultivo de alimentos saudáveis e orgânicos, resgate ao consumo de plantas alimentícias não convencionais, compostagem de resíduos orgânicos e orientações sobre a prática de alimentação saudável.

A caminhada Agita São José, parceria entre Secretaria de Saúde e Associação Paulista de Medicina, terá início às 8h30, no dia 7 de abril, na Casa do Médico (Avenida São José n° 1187, Centro), saindo em direção ao Parque Vicentina Aranha.

Lá, a população receberá orientações até as 12h, com destaque para as atividades de busca ativa para doenças crônicas (testes de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação física) e Rua de Lazer.

A data

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, tendo como objetivo principal a conscientização sobre a importância da preservação da saúde para garantia de uma melhor qualidade de vida.

Desde então, esta data tem sido comemorada no dia 7 de abril por todas as nações. Este ano o tema proposto pela OMS consiste em “Cobertura Universal à Saúde: para todos e em todos os locais”.