FCCR retoma o projeto Bar de Quinta com show de Mariana Aydar
Atualizado em 26/03/2019 - 15:19
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Mariana Aydar é a atração musical desta semana na retomada do projeto Bar de Quinta - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Com show da cantora e compositora Mariana Aydar, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo retoma, nesta quinta-feira (28), a partir das 20h, o projeto Bar de Quinta. Esta será a primeira edição do ano e outros grandes nomes do cenário musical brasileiro passarão pelo palco do projeto. A apresentação acontece no mesmo local, na área externa do Centro Cultural Clemente Gomes, com entrada gratuita e de classificação livre.

Neste show, a cantora tira do baú grandes clássicos do mestre e amigo Dominguinhos como Gostoso Demais e Tenho Sede, além de outros como Feira de Mangaio, Forró do Xenhenhem e Frevo Mulher. Também caminha por outras vertentes da música nordestina como Baiana System, Timbalada e Lenine.

Natural da capital paulista, Mariana possui raízes no samba e na música nordestina, especialmente no forró. A paixão nasceu na infância, no colo de Luiz Gonzaga (Mestre Lua). Viveu sua adolescência na Bahia, foi backing vocal de Daniela Mercury e passou pelos palcos das casas de forró, quando liderava sua banda Caruá. Mariana sempre esteve em meio a xotes, sambas reggae e xaxados.

Projeto

O Projeto Bar de Quinta é realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo desde 2014, com curadoria do artista Dom de Oliveira, tendo como finalidade abrir espaço e valorizar os grupos autorais. Desde sua criação, já passaram pelo projeto por volta de 50 grupos e cantores do cenário musical regional e brasileiro. Só no ano passado foram 23 atrações.

Entre os grupos e cantores que já participaram do projeto, é possível destacar Francisco El Hombre, Ava Rocha, Posada e o Clã, Bike, Boogarins, El Efecto, O Terno e Bixiga 70.

“O incentivo da circulação de bandas e a promoção da cultura de uma maneira ampla e diversa são as grandes riquezas do projeto”, explicou Dom. “Nós buscamos a valorização da cena independente no Vale e no Brasil, pois aumentamos a gama de possibilidades culturais em São José dos Campos”.

Centro Cultural Clemente Gomes

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana