Professores da rede municipal participam de Seminário de Educação Ambiental
Atualizado em 25/03/2019 - 18:05
O objetivo do Seminário é inspirar professores e equipe gestora das escolas municipais com intuito de trabalhar a temática ambiental nos componentes curriculares
O objetivo do Seminário é inspirar professores e equipe gestora das escolas municipais com intuito de trabalhar a temática ambiental nos componentes curriculares - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 460 educadores participam, nesta terça-feira (26), de um Seminário de Educação Ambiental.

Promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, o evento que envolve as secretarias de Urbanismo e Sustentabilidade e Educação e Cidadania, acontecerá em dois períodos (manhã e tarde), no Centro de Formação do Educador (Cefe), localizado na região norte do município.

Mudanças climáticas, impactos ambientais globais e ações sustentáveis para o dia a dia das escolas e dos alunos serão alguns dos temas abordados durante o encontro.

Para equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, o objetivo do seminário é inspirar professores e equipe gestora das escolas municipais com intuito de trabalhar a temática ambiental nos componentes curriculares.

Palestras

Mudanças climáticas - Dra. Thelma Krug

Com doutorado em Estatística Espacial pela University of Sheffield, Dra. Thelma Krug ingressou no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 1982, como pesquisadora.

Apoiou tecnicamente o Ministério das Relações Exteriores nas negociações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, principalmente nos temas relacionados às florestas, uso da terra, inventários, mecanismo de desenvolvimento limpo florestal. Foi co-presidente da Força Tarefa em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) no período de 2002 a 2008. Em outubro de 2015, foi eleita vice-presidente do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).

Thelma Krug vai falar sobre as mudanças climáticas a partir do cenário internacional, os alertas e esforços de pesquisa do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas e a conjuntura nacional.

Política Municipal de Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas - Lívia Corrêa

Analista técnico na Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de São José dos Campos, a Engenheira Ambiental Lívia Corrêa vai abordar a sensibilização dos gestores públicos e servidores sobre as questões ambientais com políticas e critérios de sustentabilidade nas atividades rotineiras, reduzindo o impacto delas no meio ambiente.

Com MBA em Gestão de Projetos pela FGV (2018), Lívia Corrêa é Mestre em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ e especialista em Segurança do Trabalho pela UFRJ.

“Afinal, o que é uma escola sustentável?” - Taciano Gonçalves

Mestre em Ciências Ambientais, licenciado em Ciências Biológicas, biólogo e pedagogo, especialista em Gestão Escolar, aluno de doutorado e professor colaborador de projetos educacionais da UNESP de São José dos Campos, Taciano Gonçalves  vai falar sobre as características de uma escola sustentável e resiliente  no século XXI, além dos desafios  para as escolas que desejam trilhar o caminho da sustentabilidade.

A mesa de debate será mediada pelo Dr.Victor Marchezini Doutor, mestre em sociologia e Ciências Sociais é pesquisador do Cemaden e professor de Pós-Graduação no Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Serviço

Seminário de Educação Ambiental

Data: 26/03/2019

Local: Centro de Formação do Educador (Cefe) Av. Olivo Gomes, 250 - Santana

Horário: Das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×