Prefeitura realiza contenção de erosão em rua do Capuava
Atualizado em 26/03/2019 - 15:41
CONTENCAO DE EROSAO CAPUAVA - 26-03-2019 - LUCAS CABRAL
Contenção de erosão no Capuava garantirá mais segurança para os motoristas e evitará novos buracos na via pública - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança para os motoristas, a Prefeitura de São José dos Campos iniciou os trabalhos de contenção de erosão em rua do Capuava, na zona sudeste, nas proximidades do km 12 da Rodovia dos Tamoios (São José dos Campos-Caraguatatuba).

Estão sendo implantadas canaletas de concreto nos dois lados da via para melhorar o escoamento e evitar a abertura de novos buracos.

O serviço está sendo realizado pelas equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade e a previsão é de que esteja concluído até a próxima sexta-feira (29).
Posteriormente, o local onde está sendo realizada esta manutenção receberá fresa de asfalto, doado pela concessionária NovaDutra, facilitando a circulação de veículos.

Atualmente, este trecho é de terra e o tráfego fica comprometido quando chove.

São Francisco
Em outra frente de atuação, a Prefeitura concluiu os trabalhos de contenção de erosão na Estrada Municipal Pedro Davi, que liga Monteiro Lobato ao distrito de São Francisco Xavier, na zona norte.
O serviço foi executado na altura do km 11, nas proximidades da entrada do bairro do rio do Peixe.
Para proteger as encostas do rio do Cafundó e evitar danos à estrada e novos desbarrancamentos, foi implantado um sistema de 100 metros cúbicos com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feita com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construída manualmente.
Agora só falta a recomposição do asfalto no trecho onde foi realizada a manutenção.

Escoamento
Trabalho semelhante foi executado, também na estrada Pedro Davi, nas proximidades do portal do distrito.
Na mesma estrada, foram trocados 30 metros de tubulação de águas pluviais na altura do km 14 da estrada, nas imediações do bairro do Pocinho. O objetivo é melhorar o escoamento das águas da chuva e evitar futuras erosões.