Espetáculo de abertura da Semana do Teatro relembra tragédia em Mariana (MG)
Atualizado em 25/03/2019 - 16:47
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Cena da peça de abertura da Semana do Teatro, Hotel Mariana, nesta terça-feira, no teatro do Sesi - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Hotel Mariana, da Cia. da Palavra, é o espetáculo de abertura da Semana do Teatro, nesta terça-feira (26), às 20h, no teatro do Sesi. A peça aborda a tragédia ocorrida no dia 5 de novembro de 2015, em Mariana (MG), quando a barragem de rejeitos de minérios de Fundão rompeu sobre o subdistrito de Bento Rodrigues.

A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, 1 hora antes do início do espetáculo. A classificação é de 14 anos. A Semana do Teatro é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a programação se estenderá até o dia 31 de março, com 19 espetáculos, workshop, roda de conversa e palestra.

A peça usa a técnica verbatim, teatro documentário construído a partir das palavras exatas ditas por pessoas reais em entrevistas sobre um determinado assunto. Para isso, tem em cena atores que usam fones de ouvido e reproduzem instantaneamente os relatos que estão ouvindo. Estreada em 2017, a peça já foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro e foi vista por mais de 10.000 pessoas.

“O teatro ainda é uma forma potente de arte e de voz, que possibilita contar histórias que tocam as pessoas e criam empatia”, destaca Herbert Bianchi, diretor da Cia. da Palavra. “Nosso objetivo é que a tragédia não seja esquecida e soterrada por outros assuntos. O espetáculo também aborda questões históricas e antigas, que vêm desde a época do descobrimento do país”, completou.

Perfil 

Formada em 2017, em São Paulo, a Cia. da Palavra realiza pesquisas sobre temas atuais e urgentes, a partir da busca por formatos e técnicas capazes de entrelaçar a realidade com a ficção no teatro. Além de Hotel Mariana, o grupo possui em preparo o Gazeta Canibal, seguindo com a ideia de investigar a potencialidade de cada fala e a possibilidade de criar narrativas ficcionais.

 

Teatro do SESI

Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos

(12) 3936-2611


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×