Alunos da Fundhas comemoram Semana da Água com plantio de árvores frutíferas
Atualizado em 25/03/2019 - 17:46
Centro de Estudos Ambientais Fundhas_Parque Industrial
O plantio de mudas de árvores frutíferas faz parte dos projetos desenvolvidos pela Fundhas no eixo de Meio Ambiente - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

Em comemoração à Semana da Água, 50 alunos de duas unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) participam do plantio de mudas de árvores frutíferas em várias regiões da cidade.

As unidades Jorge Alegre (no Centro) e Petrobrás (no Campos de São José) participam da atividade nos dias 28 e 29, respectivamente. O objetivo é resgatar o contato da comunidade com frutas típicas da região por meio da educação das crianças e adolescentes sobre os cuidados e o respeito ao meio ambiente.

As árvores oferecem frutas para os munícipes consumirem, além de arborizar áreas urbanas e embelezar a cidade. Serão plantadas 14 espécies de frutas da região, entre elas, cambuci, pitanga, jabuticaba, jussara, uvaia, cambucã e outras.

Sustentabilidade para a vida

O eixo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é uma das áreas de conhecimento que a Fundhas aborda na formação de seus atendidos. As crianças e os adolescentes são engajados com atividades que visam melhorar o planeta começando pela própria comunidade.

No início deste mês, alunos do Centro colheram cerca de 300 espigas de milho, que foram cozidas e servidas no almoço. Um grupo preparou ainda bolo de milho para a turma toda experimentar. Projetos do tipo, que proporcionam experiências práticas às crianças e aos adolescentes, acontecem periodicamente nas unidades. 

Centro de Estudos Ambientais da Fundhas, localizado na Unidade Sede, no Parque Industrial, já recebeu a visita de mais de 660 pessoas, entre alunos, funcionários e a comunidade, durante o primeiro ano de seu funcionamento.

A área de cerca de 3 mil metros quadrados do Centro favorece o desenvolvimento de atividades empreendedoras. É um ambiente de aula ao ar livre para projetos pedagógicos voltados ao cultivo de sementes e flores, reforçando a importância da atenção com a natureza em cursos para moradores da região e nas aulas com crianças e adolescentes. 

Semana da Água

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) com a finalidade de promover a importância da água para a manutenção da vida na Terra. Apesar do planeta ser constituído aproximadamente por 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.

A comemoração de 2019 conta com uma série de ações com o objetivo de informar, mobilizar e engajar a sociedade no uso consciente da água e sua distribuição de forma justa, bem como em políticas públicas dedicadas à proteção e manutenção dos recursos hídricos.

A Semana da Água da Prefeitura prossegue até 4 de abril e com novos plantios do Programa Pomares Nativos Educativos, Oficina do Programa Hortas Urbanas, entrega de uma nova unidade do ECO-PEV em São Francisco Xavier e a soltura de 5.000 peixes em parceria com a Cesp.

 

Serviço:

Plantio de mudas da Unidade Centro

Data: 28/03 (quinta-feira), a partir das 9h

Local: Rua Av. Teotônio Vilela (próximo a Fundhas Centro) - Centro.

 

Plantio de mudas da Unidade Petrobras

Data: 29/03 (sexta-feira), a partir das 9h 

Local: Parque Alambari, Rua Ângela Codelo Berti (esquina com a rua Hanna Yossef Chabchoul) – Campos São José.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×