Alegria, brincadeira e muito hambúrguer animam sábado no Frei Galvão
Atualizado em 23/03/2019 - 18:39
Hamburgada do Bem na Emef Emmanuel Antônio dos Santos no bairro Frei Galvão região leste. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 23-03-2019
Jovens voluntários se uniram às crianças e adolescentes do Frei Galvão para 'hamburgada' solidária na escola do bairro. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

O sábado de outono começou animado na Emef Emmanuel Antônio dos Santos, no bairro Frei Galvão, região leste de São José dos Campos. O projeto Hamburgada do Bem reuniu cerca de 1.000 pessoas, de todas as idades, em um dia festivo com atividades lúdicas, como cama elástica, pula-pula, oficinas de massinha, pescaria, orientações sobre alimentação saudável, saúde bucal, reciclagem, além de delicioso lanche.

“Estou gostando muito desta festa aqui na escola. Dou risada com meus amigos e brincamos muito. De tudo, o que mais gosto é o futebol de sabão”, comentou Mateus Rodrigues dos Santos, 11 anos, aluno do 6º ano.

Mateus e os amigos, Gustavo Vieira, 11 anos, e Pierre Moura, 10 anos, eram algumas das crianças e adolescentes da escola e da comunidade que participaram da atividade.

Com tantas opções de diversão, a garotada aproveitou durante todo o dia acompanhada por 500 voluntários. “É tudo muito legal, tem brincadeiras e comida gostosa. Eu só posso dizer: 'muito obrigada'”, destacou Stephany de Oliveira Nunes, 8 anos.

Experiências transformadoras

O grupo Hamburgada do Bem, ONG de Guarulhos que atua em ações sociais há cerca de três anos em cidades brasileiras, tem por objetivo oferecer ambientes saudáveis de troca de experiências e transformação em regiões de periferia envolvendo jovens voluntários, tudo regado a alegria, amor e solidariedade.

“Cresci fazendo ações e trabalhos sociais com minha família. Começamos reunindo alguns amigos e o projeto foi crescendo aos poucos. A hamburgada é a 'desculpa perfeita' que escolhemos para entregar valores maiores, como amor, atenção, carinho e experiências boas tanto para as crianças quanto para os voluntários”, conta Erick Watanabe, um dos fundadores.   

A iniciativa foi possível através da parceria do Projeto com a Prefeitura de São José dos Campos, que cedeu o espaço da Emef Emmanuel Antônio dos Santos. Segundo a diretora da escola, Elaine Rossi, este é um dos eventos que a unidade escolar oferece à comunidade durante o ano letivo.

“Eles trazem alegria, diversão e criam vínculo. Estas relações são importantes para todos, pois ressaltam o que há de bom em cada pessoa”, destacou.

A empresária Lore Anny Marques, 33 anos, mora em São José há um ano, desde que se mudou de Fortaleza a trabalho. Apaixonada pela cidade e pelo novo estilo de vida, logo que soube do projeto social se inscreveu pela internet disposta a participar do momento de “integração e empatia”.

“É incrível, todos estão de parabéns pela organização e dedicação. É como uma festa linda em que todos ficam felizes por fazer o bem. Ter como resposta os sorrisos dessas crianças é gratificante”, disse Lore.

O projeto

Inédito em São José dos Campos, o projeto Hamburgada do Bem, inaugurado em 2015, já atendeu cerca de 60 mil crianças com a ajuda de mais de 20 mil voluntários.

Para participar da atividade as crianças devem apresentar uma ficha de inscrição, distribuída antecipadamente pelos organizadores do evento, os jovens interessados em ser voluntário devem se inscrever pela internet. Mais informações no site do projeto.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×