Posto no Vale Sul reforça cadastramento na maior zona eleitoral
Atualizado em 22/03/2019 - 18:10
Inauguração do Novo  Posto de Biometria no Vale Sul  22/03/2019
Posto do Vale Sul Shopping vai funcionar em horário estendido, das 10h às 21h, e deve atrair mais eleitores da região sul - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Governança

A Justiça Eleitoral de São José dos Campos abriu na manhã desta sexta-feira (22) o quarto posto fixo de cadastramento biométrico. O novo posto foi instalado no interior do Vale Sul Shopping, na região sul, para atender à maior zona eleitoral do município. A abertura teve a presença do presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, Carlos Eduardo Padin.

O posto do Vale Sul vai funcionar de segunda a sexta-feira em horário estendido, das 10h às 21h. São seis guichês, onde o atendimento pode ser realizado com hora marcada. O agendamento deve ser feito no site do TRE: www.tre-sp.jus.br. Apesar de estar na região sul, o novo posto atende eleitores de todo o município.

O cadastramento em São José está sendo feito em quatro postos fixos, além de outros itinerantes. A abertura de um novo local foi anunciada como um esforço da Justiça Eleitoral para incentivar o cadastramento biométrico dos 513 mil eleitores de São José. Até agora, apenas 38,81% (199 mil) estão biometrizados, restando 314 mil para se cadastrarem até o dia 19 de dezembro, quando se encerra o prazo.

O maior posto em funcionamento está localizado no Centro de Formação do Educador (Cefe), no bairro de Santana, região norte. Foi cedido pela Secretaria de Educação e Cidadania da Prefeitura, que também está apoiando o posto do Vale Sul. Os outros dois postos estão no Fórum do Jardim Aquarius, região oeste, e no prédio do antigo Fórum, na região central.

Obrigatória

Na próxima eleição a biometria passará a ser obrigatória para os eleitores de São José dos Campos e Monteiro Lobato. O não cadastramento terá como consequência o cancelamento do título eleitoral.

Muitos eleitores podem ficar na dúvida se já realizaram ou não o cadastramento biométrico, pois ele existe desde 2015. Nesse caso, para fazer a constatação, basta o eleitor verificar se no seu título consta a inscrição “identificação biométrica” que fica localizada no canto superior direito. Se sim, não há necessidade de comparecer novamente. Caso o eleitor verifique que não há nenhuma inscrição, então ele faz parte do grupo que precisará fazer o cadastramento.

Documentos

Para o cadastramento biométrico é necessário levar documento de identificação com foto. Podem ser utilizados: RG, CNH, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identificação profissional, passaporte, certificado de quitação do serviço militar. Somente em caso de primeiro título é necessário o RG ou documento que contenha a naturalidade (cidade onde a pessoa nasceu).

Também é necessário apresentar comprovante de residência com data dos últimos três meses. Serão aceitos: a) contas de consumo, b) envelopes de correspondência ou nota fiscal de entrega de mercadoria em nome do eleitor (também dos últimos três meses), c) contracheque ou cheque bancário em que conste endereço e nome do eleitor, d) contrato de locação em nome do eleitor, e) documento expedido pelo Incra, f) declaração do proprietário do imóvel de que o eleitor reside ali em razão de locação, comodato ou outras modalidades de cessão da posse, junto a um dos documentos acima discriminados em nome do proprietário (contas de consumo, por exemplo).

Os documentos que comprovam a residência poderão ser utilizados pelo cônjuge, filhos e tutelados sob guarda. Pessoas que desejam tirar o primeiro título, do sexo masculino e maiores de 18 anos, precisarão apresentar o CAM (Certificado de Alistamento Militar).

Endereços

. Cartórios Eleitorais (antigo Fórum) – Rua Paulo Setúbal, 220, Jardim São Dimas. Horário: das 9h às 18h.

. Cefe (Centro de Formação do Educador) – Avenida Olivo Gomes, 250, Santana. Horário: das 9h às 18h.

. Vale Sul Shopping – Avenida Andrômeda, 227, Jardim Satélite. Horário: das 10h às 21h.

. Fórum Estadual – Avenida Salmão, 678, Jardim Aquarius. Horário: das 12h30 às 18h.