Plantio em nascente do Vista Linda celebra o Dia Mundial da Água
Atualizado em 28/03/2019 - 10:44
PLANTIO VISTA LINDA - 22-03-2019 - PRISCILA
Estudantes participam de plantio na nascente do Vista Linda e dão exemplo de cuidado com a água - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Em clima de festa, cerca de 30 estudantes da escola municipal Leonor Pereira Nunes Galvão participaram na manhã desta sexta-feira (22) das comemorações pelo Dia Mundial da Água.

Os jovens participaram do plantio de 30 árvores nativas no entorno de uma nascente localizada no Residencial Vista Linda, região leste. A nascente, que contribui para a formação do córrego Cambuí, vem sendo reflorestada há cerca de 12 anos pelo Programa Revitalização de Nascentes da Prefeitura de São José dos Campos.

Acompanhados por educadores da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, os estudantes receberam orientações para o plantio e fizeram uma reflexão sobre a contribuição daquela nascente para a formação do Rio Paraíba do Sul.

Para João Pedro Mendana Okamoto, aluno do 7º ano, a experiência foi divertida. “Foi muito legal participar do plantio. A gente precisa plantar mais árvores. O desmatamento é muito negativo e quanto mais árvores melhor para a humanidade”, afirmou.

Sobre o Dia da Água, ele também acha que é preciso mais consciência da sociedade. “Muitas pessoas ainda desperdiçam água demais e precisamos fazer o uso consciente dela”, completou.

Para a professora de ciência Simone Rebelo, que participa das ações de educação ambiental desde o início do Programa, é muito significativo ver a transformação no bairro.

“Aqui era uma área degradada, com muito entulho. As pessoas não tinham muita consciência. Aí as crianças e a comunidade em geral começaram a trabalhar aqui. A Prefeitura deu todo o apoio com o projeto e os plantios, e as pessoas começaram a adotar outra atitude. O lugar foi mudando radicalmente e hoje está muito bonito. Dá para notar que até a biodiversidade está melhorando, agora vemos insetos, sapos, aves que estão voltando”, comentou.

Segundo o morador Darcio Aguilar Vieira Alves, 50 anos, morador do bairro há 15 anos, as transformações foram uma conquista.

“Eu participei no início do trabalho quando percebemos que aqui havia uma nascente e buscamos o apoio da Prefeitura para proteção dela. E foi uma ideia que acabou dando muito certo. Temos muito orgulho, pois temos aqui hoje esta área linda, maravilhosa, de frente com a Serra da Mantiqueira e que faz jus ao nome do bairro Vista Linda”, concluiu.

Programação

A Semana da Água, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, integra uma série de ações com o objetivo de informar, mobilizar e engajar a sociedade no uso consciente da água e sua distribuição de forma justa, bem como em políticas públicas dedicadas à proteção e manutenção dos recursos hídricos.

As atividades prosseguem até o dia 4 de abril com plantios do Programa Pomares Nativos Educativos, Oficina do Programa Hortas Urbanas no ECO-PEV do Jardim Santa Luzia, entrega de uma nova unidade ECO-PEV em São Francisco Xavier e a soltura de 5.000 peixes em parceria com a Cesp.

Veja aqui a programação completa e participe!