Festival de Choro Pixinguinha traz estrelas do gênero a São José
Atualizado em 22/03/2019 - 15:23
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Messias Britto é um dos destaques da programação desta quarta edição do festival que acontece em abril - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

São José dos Campos será palco, pelo quarto ano consecutivo, de um evento que coloca o choro em destaque no cenário cultural da região. Com shows de músicos renomados do gênero, como Hamilton de Holanda, Hércules Gomes e Messias Britto, entre outros, o IV Festival de Choro Pixinguinha no Vale acontece de 6 a 13 de abril, numa realização conjunta da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e profissionais da área.

O evento será aberto pela Banda de Santana no dia 6 (sábado), às 11h30, na Travessa Chico Luiz (ao lado do Mercado Municipal), como parte da programação de abril do projeto Mercadão Vivo, da Prefeitura de São José. Além de shows, a programação prevê a realização de workshop, palestras, oficinas, rodas de conversas e vivência. Todas as atividades são gratuitas e de classificação livre.

Segundo a musicista Raquel Aranha, uma das organizadoras do evento, o festival é consequência de um trabalho que vem sendo realizado na região há mais de 20 anos. Neste ano, a parceria da Fundação Cultural e do Parque Vicentina Aranha na realização, e o apoio de instituições, como o Sesc, e de empresas privadas, foram fundamentais para o sucesso do evento.

“O Festival Pixinguinha no Vale fortalece o movimento do choro que já existe na cidade e região, e dá visibilidade aos músicos do gênero no Vale do Paraíba. Além disso, é uma boa oportunidade para os músicos de choro manterem contato com seus ídolos, e estes poderem constatar a qualidade dos músicos daqui”, ressalta Raquel.

Destaque

O destaque da programação vai para a apresentação do show do Dois de Ouro, no dia 12 (sexta-feira), às 20h, no Teatro Municipal. Os irmãos Hamilton de Holanda e Fernando César voltam a tocar juntos, revivendo os momentos do duo que se apresentou junto, pela primeira vez, em setembro de 1981. O show é gratuito e os ingressos-solidários devem ser reservados pelo site da Fundação Cultural, devendo ser trocados no dia por 1kg de arroz ou feijão, destinados ao Fundo Social.                                                  

Outras atrações

A programação prevê a realização de workshop e palestras (Paulo Aragão), oficinas (Fernando César, César Roversi, Gustavo Bali e Luiz Paulo Muricy), rodas de conversa (Régis Bonilha, Lineu Bravo, Sanny Rozini, Marcos Ramos, Hamilton de Holanda) e vivência de choro (Raquel Aranha, Ricardo F. Sant’Ana, Lucas Faria, Júlio César Batista). Para participar do workshop e das oficinas é necessário se inscrever pelo site do festival.

 

Programação

 

Dia 6 (sábado)

11h30: Abertura, com a Banda de Santana – Travessa Chico Luiz (Mercadão Vivo)

 

Dia 7 (domingo)

10h30: Grupo Sopro Caipira – Parque Vicentina Aranha

 

Dia 8 (segunda)

17h30: Workshop de choro – Prática de Conjunto, com Paulo Aragão – Parque Vicentina Aranha (Átrio Pavilhão São José)

 

Dia 9 (terça)

20h: Palestra – O Choro e as raízes da MPB, com Paulo Aragão – Museu Municipal de SJC (Música no Museu).

 

Dia 10 (quarta)

20h: Show duplo – Messias Britto, com Cavaquinho Polifônico e Hércules Gomes, com Pianeiros-Chorões – Teatro Municipal

                                    

Dia 11 (quinta)

19h: Vivência de choro para a Juventude, com Chorões do Vale – Centro da Juventude

 

Dia 12 (sexta)

20h: Hamilton de Holanda convida Fernando César – Teatro Municipal

 

Dia 13 (sábado)

9h: Oficina de violão de choro, com F. César – Parque Vicentina Aranha

10h: Roda de Conversa – Cadeia produtiva do fazer musical, com Régis Bonilha, Lineu Bravo, Sanny Rozini e Marcos Ramos – Parque Vicentina Aranha

11h: Roda de Conversa, com Hamilton H., Fernando C., Cesar R. e Gustavo B. – Parque Vicentina Aranha

14h30: Oficina de sopro, com C. Roversi – Parque Vicentina Aranha

14h30: Oficina de pandeiro, com G. Bali – Parque Vicentina Aranha

14h30: Oficina de cavaquinho, com Luiz Paulo Muricy – Parque Vicentina Aranha

18h: Trio Choro Moderno – Sesc SJC

 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo