Seminário de Educação infantil reúne mais de 1.000 educadores no Cefe
Atualizado em 21/03/2019 - 18:14
Seminário de Educação Infantil  no CEFE  21 03 2019
Parte do Programa de Educação Continuada o Seminário abordou as perspectivas do papel do Professor frente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 1.500 educadores da rede de ensino municipal participaram, nesta quinta-feira (21), de Seminário de Educação Infantil. O encontro, realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania.

Parte do Programa de Educação Continuada, o Seminário abordou as perspectivas do papel do professor frente à Base Nacional Comum Curricular. Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, a transformação na educação infantil se dá por meio de formação reflexiva.

“O professor é um curador. Mais do que simplesmente passar conhecimento, precisamos entender as crianças como protagonistas de todo aprendizado. Os alunos da educação infantil promovem um grande desenvolvimento nesta fase. Precisamos cuidar das relações com o intuito de criar grandes cidadãos”, explicou a pedagoga Shirlei Perez Tirone.

Ministrada pela psicóloga Beatriz Mangione Sampaio Ferraz, a palestra “Campos de experiências: efetivando os direitos de aprendizagem na Educação Infantil” abordou experiências que convida o professor para um papel de aprendiz, de parceiro e guia no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno da educação infantil.

Palestrante

Psicóloga, doutora em Educação pela USP, com especialização em Liderança em Políticas para a Primeira Infância pela Harvard University, Beatriz Mangione Sampaio Ferraz é diretora da Escola de Educadores trabalhando como consultora em projetos na área da Educação Infantil, consultora de Projetos Educacionais do investimento social do Banco Itaú BBA e do Banco Mundial, assessora pedagógica do Projeto Planos de Aula – time Educação Infantil e membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico da Educação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Entre os trabalhos, está a elaboração de projetos junto ao Ministério da Educação. Destaque para Referenciais Curriculares Nacionais da EI, Indicadores de Qualidade da EI, Proinfantil, Proinfância e Base Nacional Comum Curricular.

Base Nacional Comum Curricular Educação

A BNCC tem por objetivo orientar a construção do currículo e estabelecer as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelas crianças. Como sujeitos que produzem cultura, as crianças se expressam por diferentes linguagens, por isso é importante saber de fato quais as suas necessidades e seus interesses, garantindo a Educação Integral dentro dos campos de experiências, direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.