No Dia Mundial da Água, alunos participam de revitalização de nascente no Vista Linda
Atualizado em 28/03/2019 - 10:44
REVITALIZACAO NASCENTE PRACA DA BICA - 28-02-2019 - LUCAS CABRAL
Plantio em nascente chama a atenção para a proteção dos recursos hídricos - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, a Prefeitura de São José dos Campos dá continuidade à programação da Semana da Água no município. Alunos da Emef Leonor Pereira Nunes Galvão participam da revitalização da nascente localizada no residencial Vista Linda, região leste. (Rua Wanderley Friggi).

Essa nascente contribui para a formação córrego Cambuí, afluente do Rio Paraíba do Sul.

A Semana da Água, promovida pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, integra uma série de ações com o objetivo de informar, mobilizar e engajar a sociedade no uso consciente da água e sua distribuição de forma justa, bem como em políticas públicas dedicadas à proteção e manutenção dos recursos hídricos.

Árvores e Florestas

As atividades da Semana reforçam a percepção sobre a relação entre água, árvores e florestas. O reflorestamento das matas ciliares em torno de nascentes, além de prevenir erosões, proporciona a infiltração da água da chuva no solo, alimentando o lençol freático e mantendo essa nascente ativa para alimentar o rio.

O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida e manutenção das atividades humanas, garantindo o abastecimento público, a geração de energia, produção de alimentos, o desenvolvimento econômico, dentre tantas outras necessidades.

Revitalização de nascentes

O Programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas públicas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região visando recompor a mata ciliar nas APPs (Áreas de Preservação Permanente). Mais de 45 mil árvores nativas já foram plantadas, recompondo 230 mil m² de mata ciliar.

O programa engloba nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 

O programa contempla um trabalho perene de educação ambiental junto a professores e alunos das escolas municipais no entorno das nascentes, que vão desde o envolvimento nas ações de plantio, conservação das áreas, coleta de amostra para análise da qualidade da água, até projetos de educomunicação socioambiental e mostras de vídeos.

O Dia Mundial da Água, em 22 de março, foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) com a finalidade de promover a importância da água para a manutenção da vida na Terra. Apesar da superfície da Terra ser coberta por aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.

Programação

A Semana da Água de 2019 prossegue até 4 de abril e com novos plantios do Programa Pomares Nativos Educativos, Oficina do Programa Hortas Urbanas, entrega de uma nova unidade do ECO-PEV em São Francisco Xavier e a soltura de 5.000 peixes em parceria com a Cesp.

Veja aqui a programação completa e participe!


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade