Fundo Social leva doações a famílias de casas alagadas em São Francisco Xavier
Atualizado em 21/03/2019 - 17:04
Entrega de doações do Fundo Social de Solidariedade para famílias de São Francisco Xavier. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 21-03-2019
Colchão sendo levado até uma casa da rua Treze de Maio, alagada pela chuva do dia 10 deste mês - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Fundo Social de Solidariedade

O Fundo Social de Solidariedade, braço de apoio social da Prefeitura de São José dos Campos, entregou na manhã desta quinta-feira (21) doações para famílias afetadas pela chuva do dia 10 deste mês no distrito de São Francisco Xavier. A subprefeitura do distrito acompanhou a operação.

O estoque de itens foi transportado até a antiga sede da Fundhas, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de São Francisco. Foram entregues 3.100 peças de roupas, 711 pares de sapato e 22 colchões, além de berços, cadeiras, estantes, mesas, sofás e alimentos. Depois de atender às famílias afetadas pela chuva, a doação foi aberta para a população que compareceu ao local.

Agilidade

As fortes chuvas que caíram na cabeceira do Rio do Peixe entre a tarde e noite do último dia 10, próximo à divisa entre São Paulo e Minas Gerais, provocaram o alagamento de 14 casas localizadas em uma parte baixa da rua Treze de Maio, no centro do distrito.

Equipes das secretarias municipais de Saúde, Apoio Social ao Cidadão e Manutenção da Cidade foram mobilizadas para, rapidamente, dar assistência aos moradores. Uma equipe da Defesa Civil municipal vistoriou as casas e não viu necessidade de interdição e remoção dos moradores. Ninguém ficou desalojado. A resposta rápida da Prefeitura minimizou os efeitos do alagamento.

A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão realizou atendimento social às famílias ainda no domingo, levando travesseiros, cobertores, colchões, leite, cestas básicas, frascos de álcool-gel, galões de água e roupas, tudo doado pelo Fundo Social de Solidariedade.

Um caminhão-pipa ajudou na limpeza das casas e da rua. No mesmo dia, uma equipe de assistência social do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do Alto da Ponte, na região norte, fez o levantamento de outras necessidades e os encaminhamentos necessários.

Outra equipe, da Secretaria de Saúde, percorreu as casas fazendo a atualização da caderneta de vacinação e orientando as famílias sobre a prevenção de doenças.

O pronto atendimento garantiu o bem-estar dos moradores. Mesmo assim, foram levantadas necessidades que, nesta quinta-feira, foram atendidas pelas doações do Fundo Social.