Semana da Água começa com plantio de árvores nativas
Atualizado em 28/03/2019 - 10:43
Plantio de Pomares nativos no Parque Interlagos  20/03/2019
Estudantes e comunidade tiveram uma aula de educação ambiental e cidadania como o plantio de árvores frutíferas no Parque Interlagos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Abrindo a programação da Semana da Água 2019, a Prefeitura de São José dos Campos realizou na manhã desta quarta-feira (20) o plantio de árvores nativas frutíferas no Parque Interlagos, na área verde localizada na Rua Waldemar Teixeira, região sul. O evento contou com a participação da escola municipal Profª Ruth Nunes da Trindade e escola estadual Profª Sonia Maria Alexandre Pereira além de moradores do bairro.

A Semana da Água integra uma série de atividades pela celebração do Dia Mundial da Água (22). O objetivo da programação, que segue até o dia 4 de abril, é informar, mobilizar e engajar a sociedade no uso consciente da água e sua distribuição de forma justa, bem como em políticas públicas dedicadas à proteção e manutenção dos recursos hídricos.

O plantio desta quarta faz parte do Programa Pomares Nativos Educativos, que está promovendo a formação de bosques em diversos bairros da cidade, com o plantio de mudas frutíferas da Mata Atlântica e Cerrado. O intuito é resgatar o contato da comunidade com frutas típicas da nossa região e educar as crianças sobre a importância dessas espécies.

Os alunos da EMEF Profª Ruth Nunes da Trindade, Valdemar Henrique de Souza Lima e Briana Aparecida dos Santos, ambos de 12 anos, plantaram algumas mudas do pomar. “Acho que o projeto é muito bom para o bairro, pois vai deixá-lo mais bonito e mais verde. Além disso, quando as frutas estiverem boas, nós poderemos comê-las”, comentou Valdemar.

“Esse projeto é muito legal porque mostra a importância do meio ambiente. É bom ver de perto e conhecer novas árvores frutíferas. Antes eu não prestava muita atenção nessas coisas, mas quando comecei a estudar, passei a compreender que, além de ajudarmos na preservação, ajudamos as outras pessoas e animais, porque eles também precisam das frutas”, completou Briana.

Para o aluno da E.E Profª Sonia Maria Alexandre Pereira, Leandro Matheus da Silva Alckmim Garcia, de 16 anos, o projeto possui impacto no futuro da comunidade.

“Acho que quando você não olha no geral, talvez ache que não é tão importante. Mas quando ouvimos as pessoas que estão direcionando o projeto, na liderança, vemos que é muito importante, não apenas para a gente aqui hoje, mas para o nosso futuro, nossos filhos. Para que as pessoas que vierem daqui a alguns anos saibam que alguém antes delas cuidou deste lugar”, destacou.

Para a professora de geografia da EMEF Ruth Nunes da Trindade, Valeriam Dias, esse evento mostra a verdadeira educação ambiental, aquela que não está somente dentro da sala de aula e que é prática. “Os alunos ficaram entusiasmados com a ideia e queriam logo realizar o plantio. Isso é um exercício de cidadania, porque eles realmente estão percebendo o valor do meio ambiente para a sociedade, o valor da água, o valor da mata, o valor que a natureza tem todos os dias para nós, nos dando tudo que precisamos, como as frutas, água e ar.”

As Assessorias de Educação Ambiental e de Parques e Áreas Verdes, da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, juntamente com a equipe da Secretaria de Manutenção da Cidade, participaram do evento dando suporte ao plantio e orientando os participantes.

Programação

A programação da Semana da Água segue nesta quinta-feira (21) com um plantio de árvore nativas na mata ciliar da nascente do bairro Altos de Santana, a partir das 9h. A ação contará com participação de alunos das escolas municipais Profª Vera Babo de Oliveira e EMEF Prof ª Dosulina Chenque Chaves de Andrade. A nascente está localizada na Av. Altos do Rio Doce (próximo a UBS Altos de Santana).

Nesta quinta também será realizada uma Operação Integrada de Fiscalização do Projeto Observa, na APA de São Francisco Xavier, a partir das 10h.

A programação completa da Semana da Água está disponível no site da Prefeitura.