Prefeitura recebe homenagem da PM por ações de apoio à segurança pública
Atualizado em 20/03/2019 - 18:07
Prefeito Felício Ramuth recebe Medalha 1º Centenário do 5ºBPMI General Júlio Marcondes Salgado em Taubaté. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 20-03-2019
Evento aconteceu no 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Taubaté - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos foi homenageada na manhã desta quarta-feira (20) com a Medalha do 1º Centenário do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Taubaté. O motivo do reconhecimento foi o conjunto de ações de apoio à segurança que vem sendo implantado no município.

Entre essas ações destacam-se a criação do grupo São José Unida, o retorno da Atividade Delegada, a implantação da iluminação de Led, a ampliação do efetivo e a modernização da GCM (Guarda Civil Municipal), entre outras medidas.

A entrega da Medalha 1º Centenário do 5º BPM-I General Júlio Marcondes Salgado, criada pelo decreto estadual nº 54.100, de 2009, foi feita em cerimônia presidida pelo major PM Ricardo Ivo Gobbo, comandante interino do 5º BPM-I.

O batalhão foi criado em 1896, tendo participação importante na Revolução Constitucionalista de 1932, com várias vítimas fatais, entre eles o seu ex-comandante, general Salgado, que hoje dá nome à unidade.

Mais segurança

Embora a segurança pública seja uma atribuição constitucional dos governos federal e estadual, a Prefeitura de São José dos Campos tem contribuído para uma gestão integrada no setor, além de fazer investimentos significativos para reduzir os índices de criminalidade no município.

A mudança mais expressiva ocorreu em setembro de 2017, com a criação do grupo São José Unida – Segurança e Inteligência. Reunindo as principais forças de segurança que atuam no município, o São José Unida é uma iniciativa inovadora e tem gerado bons resultados.

Participam do programa: Prefeitura de São José dos Campos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Guarda Civil Municipal.

Investimentos

Confira os principais investimentos da Prefeitura com impacto na segurança pública nos últimos dois anos:

. Sistema eletrônico de monitoramento de veículos

. Câmeras de monitoramento com tecnologia de fotossensores que permitem a obtenção de informações instantâneas sobre os veículos que passam pelos portais de segurança instalados em vários pontos de entrada e saída da cidade

. Reimplantação da Atividade Delegada, com parceria da Polícia Militar

. Modernização do sistema de iluminação pública com implantação de lâmpadas de Led, que deverão substituir toda a iluminação atual no período de um ano

. Contratação de mais 70 guardas civis municipais, aumentando o efetivo de 277 para 347 integrantes

. Maior agilidade e mais resultados na Guarda Civil Municipal (GCM) após a substituição de 100% da sua frota por carros elétricos, que são menos poluentes, mais econômicos e mais eficientes.