Flávio Craveiro tem quinta musical com dois shows nos dias 21 e 28
Atualizado em 20/03/2019 - 15:31
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O show que acontece nesta quinta-feira (21) é em homenagem à compositora Chiquinha Gonzaga (foto) - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Quinta-feira também é dia de música na Casa de Cultura Flávio Craveiro, no bairro Dom Pedro 1º (região sul). A Fundação Cultural Cassiano Ricardo programou para os dias 21 e 28 os shows Somos Todos Chiquinha e Fuá Caipira, resultado de projetos viabilizados pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC). As apresentações são gratuitas e a classificação é livre para as duas atrações.

O show Somos Todas Chiquinha, nesta quinta-feira (21), acontece às 9h30 e às 14h30. “É um espetáculo didático sobre a vida e obra da compositora e musicista carioca Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a Chiquinha Gonzaga. No intervalo entre as músicas falamos sobre a vida dela, que se destacou no cenário musical numa época predominantemente masculina”, conta a musicista Raquel Aranha, responsável pelo projeto.

Formado por Raquel Aranha (bandolim e violino), Antonieta Mendes (Tô Mendes – cavaquinho), Alexandre Wuensche (violão de sete cordas) e Lucas Faria (pandeiro), o grupo traz no repertório choros e marchinhas de Chiquinha como Ó Abre Alas, Gaúcho (corta-jaca), Atraente e Lua-branca. Além dos chorinhos Odeon e Atlântico, de Ernesto Nazareth, e Flor Amorosa, de Joaquim Callado.

Música autoral regional

Já no dia 28, o show Fuá Caipira acontece às 19h30, com o grupo Fuá Rabecado, que busca fortalecer a identidade rural do Vale do Paraíba. Com gêneros e ritmos musicais pertencentes à região, o Fuá Caipira é um espetáculo para toda família, um show alegre, dançante e interativo, tendo a rabeca como instrumento principal, além do violão, da viola e das três vozes, que caracterizam o cancioneiro popular.

O repertório conta com 14 canções autorais do grupo em diferentes estilos musicais, como Folia de Reis, Catira, cantoria, Moçambique, Jongo, Calango, marcha junina e cana verde, todos estilos da região.

Casa de Cultura Flávio Craveiro
Av. Lênin, 200 – Dom Pedro 1º