Programa Memórias tem um novo encontro na CC Eugênia da Silva no dia 24
Atualizado em 15/03/2019 - 15:46
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Fachada da CC Eugênia da Siva, no Parque Novo Horizonte, onde acontecerá um novo encontro - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Compartilhar lembranças e histórias de moradores e lideranças que moram em bairros como Bairrinho, Bom Retiro e Capão Grosso, que já existiam antes da criação do Parque Novo Horizonte, todos localizados na região leste de São José dos Campos. Este é o objetivo de mais um encontro do programa Memórias, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

A reunião acontecerá na Casa de Cultura Eugênia da Silva, no Novo Horizonte, neste domingo (24), às 15h. Ao final, haverá uma apresentação da peça teatral A Casa de Dentro da Gente, com o grupo Caixa de Histórias, que integra o projeto Circulação da instituição.

João Pedro Mendonça, de 19 anos, responsável por coordenar a área de música e de comunicação da Capela Nossa Senhora D’Ajuda, no Capão Grosso, já participou de alguns desses encontros e considera importante, para qualquer povo, reconhecer sua origem e sua história. “Saber disso resgata a autoestima da comunidade local”, enfatizou.

O compartilhamento das memórias entre as pessoas se dá por meio de textos, fotografias, vídeos e outros materiais que o público quiser levar e que podem ser cedidos ao projeto. Periodicamente, é realizada uma difusão do acervo, por meio de exposições, publicações em livro, documentários, dentre outros.

Programa Memórias

O programa Memórias é desenvolvido desde 2010 com a participação de moradores, a partir da perspectiva da preservação do patrimônio cultural, tendo como principal objetivo a preservação das histórias relacionadas à formação dos bairros Parque Novo Horizonte, Santana, Vila Tesouro, Bosque dos Eucaliptos e distrito de Eugênio de Melo.

 

Casa de Cultura Eugênia da Silva

Rua dos Carteiros, 110 – Parque Novo Horizonte

(12) 3907-8024


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo