Guardas municipais de São José participam de curso para inspetor
Atualizado em 15/03/2019 - 16:04
Entrega carros elétricos à Sepac. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 26-07-2018
O curso prepara guardas municipais classe distinta para subir na carreira como inspetores da GCM de São José dos Campos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Um grupo de treze guardas classe distinta está passando pelo curso de formação específica para inspetores da GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos. Os alunos estão recebendo qualificação em legislação aplicada, chefia e liderança, direitos humanos, português instrumental e marketing institucional.

O curso tem cem horas de aula e é ministrado por empresa especializada na formação em direitos humanos e segurança pública. Ao final, os alunos serão submetidos a exame de verificação com a finalidade de classificação e promoção ao posto de inspetor da GCM.

Segundo o guarda classe distinta Clézio Gonzaga Maia, que está na corporação há dezenove anos, esse momento é de grande importância para a carreira dos participantes e para a instituição. “Nós somos uma nova geração de líderes e estar bem formado é essencial para conduzir melhor a GCM de São José”, opinou.

O processo do curso de formação de inspetores teve início no dia 26 de dezembro do ano passado e deve terminar no próximo dia 29 de abril. São várias etapas a serem cumpridas, entre inscrições, exames médicos, exames físicos, aulas, provas e posterior aprovação e promoção.

GCM

A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos foi criada em 6 de janeiro de 1988 como uma instituição de caráter civil, responsável por zelar pelos bens, serviços e instalações públicos.

A corporação mantém efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações conjuntas de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coíbe atos de vandalismo, zela pela estética urbana e promove a segurança dos bens públicos e em eventos oficiais.