Com realidade aumentada Prefeitura inova aula de leitura na rede municipal
Atualizado em 15/03/2019 - 18:01
Nova tecnologia utilizada em sala de aula, na Emef Jacyra Baracho. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 14-03-2019
Disponível em todos tablets da rede municipal, um aplicativo educativo feito para crianças une literatura infantil com tecnologia, complementando a leitura com realidade aumentada - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura nas crianças, por meio de histórias animadas e narradas, alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede de ensino municipal de São José dos Campos praticam em sala de aula momentos divertidos e lúdicos.

Disponível em todos tablets da rede municipal, um aplicativo educativo feito para crianças une literatura infantil com tecnologia, complementando a leitura com realidade aumentada.

Para Fernanda Magalhães, professora do 1º ano da Emef Profª Jacyra Vieira Baracho, localizada no Jardim Veneza, região sul da cidade a inovação representa um ganho enorme para os estudantes.

“ Precisamos adequar aprendizado com novas tecnologias, essas ferramentas fazem parte desta geração. Os alunos demostram muita facilidade de diálogo com o aplicativo, encontro neles uma troca de experiência, na primeira aula me ajudaram na escolha da legenda e opção de áudio”, contou a educadora.

Familiarizado com a nova tecnologia, sorriso no rosto e olhinhos brilhando, a turma de seis anos da Emef Profª Jacyra Vieira Baracho, aponta os tablets para o projetor interativo e os personagens do livro “Piter a caminho do espaço“, que narra as aventuras de um gatinho muito esperto que sonha em ir para o espaço ganham vida, transformando a aula em uma emocionante aventura.

“Eu achei muito legal a parte que o avô monta o foguete”, falou Yasmin Perassol. Já Lavínia Valadares classificou a atividade como legal e divertida.

“Eu gostei da parte que o Piter anda na lua, é legal ver o tablet falando e a história se mexendo”, falou Gabriel Oliveira.

A novidade agradou tanto a turminha que tem aluno fazendo uso da tecnologia fora do ambiente escolar.

“Eu baixei o aplicativo em casa, aqui ajudo a professora e os colegas”, explicou Jorge Oliveira.   

A história interativa conta com cores, narração e fonte que proporcionam uma experiência de leitura fácil, leve e divertida. O modo narrado foi desenvolvido para crianças que estão em fase de aprendizagem para a leitura. 

Além da utilização por meio dos projetores interativos, a atividade também está disponível por meio de livro impresso em PDF, permitindo uma prática pedagógica diversificada.

Janela Mágica

O Janela Mágica é um aplicativo educativo feito para crianças que incentiva o comportamento leitor, complementando a leitura de um livro infantil, usando realidade aumentada.

Desenvolvido no Brasil o aplicativo foi um dos vencedores do concurso INOVApps do Ministério das Comunicações. A tecnologia foi criada pela pedagoga especialista em educação infantil, Vanessa Soares e o cientista da computação, Matheus Borges.

Como funciona a realidade aumentada

Os alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental apontam a câmera do tablet para o projetor interativo ou para as páginas do livro, e, nesse momento, os personagens ganham vida, deixando de ser estáticos por meio da tecnologia de realidade aumentada.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×