Gisele Lopes
Educação e Cidadania
Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura nas crianças, por meio de histórias animadas e narradas, alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede de ensino municipal de São José dos Campos praticam em sala de aula momentos divertidos e lúdicos.
Disponível em todos tablets da rede municipal, um aplicativo educativo feito para crianças une literatura infantil com tecnologia, complementando a leitura com realidade aumentada.
Para Fernanda Magalhães, professora do 1º ano da Emef Profª Jacyra Vieira Baracho, localizada no Jardim Veneza, região sul da cidade a inovação representa um ganho enorme para os estudantes.
“ Precisamos adequar aprendizado com novas tecnologias, essas ferramentas fazem parte desta geração. Os alunos demostram muita facilidade de diálogo com o aplicativo, encontro neles uma troca de experiência, na primeira aula me ajudaram na escolha da legenda e opção de áudio”, contou a educadora.
Familiarizado com a nova tecnologia, sorriso no rosto e olhinhos brilhando, a turma de seis anos da Emef Profª Jacyra Vieira Baracho, aponta os tablets para o projetor interativo e os personagens do livro “Piter a caminho do espaço“, que narra as aventuras de um gatinho muito esperto que sonha em ir para o espaço ganham vida, transformando a aula em uma emocionante aventura.
“Eu achei muito legal a parte que o avô monta o foguete”, falou Yasmin Perassol. Já Lavínia Valadares classificou a atividade como legal e divertida.
“Eu gostei da parte que o Piter anda na lua, é legal ver o tablet falando e a história se mexendo”, falou Gabriel Oliveira.
A novidade agradou tanto a turminha que tem aluno fazendo uso da tecnologia fora do ambiente escolar.
“Eu baixei o aplicativo em casa, aqui ajudo a professora e os colegas”, explicou Jorge Oliveira.
A história interativa conta com cores, narração e fonte que proporcionam uma experiência de leitura fácil, leve e divertida. O modo narrado foi desenvolvido para crianças que estão em fase de aprendizagem para a leitura.
Além da utilização por meio dos projetores interativos, a atividade também está disponível por meio de livro impresso em PDF, permitindo uma prática pedagógica diversificada.
Janela Mágica
O Janela Mágica é um aplicativo educativo feito para crianças que incentiva o comportamento leitor, complementando a leitura de um livro infantil, usando realidade aumentada.
Desenvolvido no Brasil o aplicativo foi um dos vencedores do concurso INOVApps do Ministério das Comunicações. A tecnologia foi criada pela pedagoga especialista em educação infantil, Vanessa Soares e o cientista da computação, Matheus Borges.
Como funciona a realidade aumentada
Os alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental apontam a câmera do tablet para o projetor interativo ou para as páginas do livro, e, nesse momento, os personagens ganham vida, deixando de ser estáticos por meio da tecnologia de realidade aumentada.
MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.