Com 4.500 lâmpadas de LED, ruas de São José estão mais seguras e bonitas
Atualizado em 14/03/2019 - 17:25
Nova iluminação de Led na Praça Ascânio Brandão Jardim São Dimas e na Avenida Cassiano Ricardo no Jardim Aquarius. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 18-02-2019
A avenida Cassiano Ricardo, uma das mais movimentadas de São José, toda iluminada com LED - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Cidade mais iluminada, mais segura, mais moderna, mais bonita. Quem anda pelas ruas ou frequenta as praças e áreas de lazer de São José dos Campos à noite já percebeu a diferença que tem feito o Projeto Iluminar no cenário urbano de todas as regiões da cidade.

Até o final de 2020, serão instaladas 50 mil luminárias de LED, abrangendo toda a iluminação pública e incluindo os pontos de ônibus.

O Projeto Iluminar, que integra o Plano de Gestão, foi implementado pela atual Administração com o objetivo de garantir mais segurança para a população e contribuir para a redução da criminalidade.

Já foram implantadas 4.507 luminárias de LED em bairros de toda a cidade.

O serviço, coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e executado pela Urbam (Urbanizadora Municipal), é realizados todos os dias da semana, 24 horas por dia, com a finalidade de assegurar mais agilidade e eficiência ao trabalho.

Mutirão

Neste primeiro momento, estão sendo priorizados os corredores de ônibus, onde há maior circulação de pessoas, o entorno das escolas e as câmeras do COI (Centro de Operações Integradas).

Com esta ação, a Prefeitura moderniza a iluminação pública e, ao mesmo tempo, torna mais seguros os deslocamentos de estudantes e trabalhadores de toda a cidade.

Entre os locais beneficiados estão as pontes Minas Gerais e Maria Peregrina, na zona norte, a Via Oeste e a praça Ascânio Brandão, no Jardim São Dimas, na região central.

Também foram instaladas luminárias de LED em alguns dos principais corredores de ônibus da cidade, como a avenida João Guilhermino e a rua Dolzani Ricardo (centro); a avenida Cassiano Ricardo (zona oeste); as avenidas dos Astronautas e João Rodolfo Castelli (sudeste); a avenida Juscelino Kubitschek (leste); as avenidas Rui Barbosa e Princesa Isabel (norte) e as avenidas Bacabal e João Batista de Souza Soares (sul).

Aprovação popular

As melhorias asseguradas pelas luminárias de LED já foram percebidas pelos munícipes, que elogiaram o Projeto Iluminar e a ofensiva da Prefeitura. "São José está ficando top com estas lâmpadas de LED. Parece outra cidade. Clareou muito as ruas, que estão mais seguras e bonitas", disse o síndico Denilson Oliveira, 39 anos, que mora no Jardim Santa Inês 3, na região leste.

"Já percebi a diferença feita pelas lâmpadas de LED. É um ótimo investimento. A Prefeitura está de parabéns por trazer mais segurança para a população e por tornar nossa cidade cada dia mais bonita", afirmou o autônomo Sávio Moreira, 57 anos, que reside no Jardim Terras do Sul, na região sul.

Centro mais seguro

A partir do próximo dia 25 de março, será realizada nova ofensiva no centro da cidade, abrangendo 27 ruas e avenidas com grande circulação de pessoas e veículos.

A relação inclui as ruas Vilaça, Coronel José Monteiro, Jornalista João Vitor Strauss, Sebastião Humel, Rubião Júnior, 15 de Novembro, Francisco Paes, Siqueira Campos, Antônio Saes, Francisco Rafael, Marechal Floriano Peixoto, Humaitá, Euclides Miragaia, Piracicaba e Rui Dória (além da continuação da praça Afonso Pena).

Serão contempladas ainda a avenida Madre Teresa (entre as ruas Coronel José Monteiro e Coronel Madeira), a avenida São José e a avenida Nélson D'Ávila, além das travessas Francisco Almada, João Dias, Cândido Portinari, Chico Luiz e Santo Antônio.

Também ganharão LED as praças Padre João (da avenida Névio Baracho até a avenida São José), dos Expedicionários (Rodoviária Velha), João Mendes e Cônego Lima (praça do Sapo).

Economia

Com a implantação das lâmpadas econômicas de LED, a previsão é de que a Prefeitura tenha uma economia de cerca de 40% com a energia elétrica.

Estas luminárias são mais eficientes, econômica e modernas, com vida útil de cerca de 10 anos. As de vapor metálica tem duração média de 4 anos.

LED na cidade

• Região central
Total de luminárias: 629
Alguns locais beneficiados: avenidas João Guilhermino e Anchieta, rua Dolzani Ricardo e praça Ascânio Brandão (São Dimas)