300 alunos da escola Possidônio Salles recebem programa da GCM
Atualizado em 13/03/2019 - 18:33
Alunos do quarto ano da Emef Possidônio Salles no Jardim Americano recebem ação Projeto Anjo da Guarda. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 12-03-2019
A atividade, que integra a Semana de Valores da Emef Prof. Possidônio Salles, no Jardim Americano, segue até sexta-feira - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Durante toda a semana, cerca de 300 alunos da Emef Prof° Possidônio Salles, localizada no Jardim Americano, região leste de São José dos Campo, vão receber orientações da Guarda Civil Municipal, por meio do Programa Anjos da Guarda.

Fortalecer a prevenção da violência na promoção da cultura de paz entre crianças e adolescentes no ambiente escolar, por meio de teatros, palestras educativas e competições de games e futebol, entre outras atividades, são algumas das ações realizadas pelo programa.

As atividades do Programa Anjo da Guarda, que tiveram início em fevereiro, já atenderam mais de mil alunos da rede municipal. No final de cada encontro, os estudantes recebem um certificado de participação.

Ana Paula Rangel, professora do 5º ano, classificou o programa como uma continuidade dos trabalhos em sala de aula. “É muito gratificante ver a interação e participação dos alunos. Em uma linguagem simples, clara e objetiva, a Guarda Municipal proporciona momentos produtivos de aprendizagem”, pontuou a educadora.

De uma maneira pedagógica e lúdica, crianças e adolescentes aprendem direitinho a lição, como explicou o aluno Eduardo Jonny, do 5º ano. “Na conversa com os guardas aprendi que é feio fazer bullying, aprendi também que é preciso respeitar minha mãe, meu pai e as diretoras”, contou.

E quando o assunto é respeitar os coleguinhas, Carolina Vitória de Souza, também do 5ºano, explica de que maneira ações de bullying podem prejudicar o ambiente escolar. "Hoje aprendi que as pessoas que sofrem bullying podem sofree de depressão. Precisamos respeitar e se colocar no lugar do outro”.

Já Ana Beatriz, aluna do 4º ano, destacou o reconhecimento como ponto alto da apresentação. “É importante respeitar todos, ouvir a professora e quando cometer algum erro, pedir desculpa”.

A atividade que integra a "Semana de Valores da Emef Profº Possidônio Salles" segue até sexta-feira (15), quando será realizada, às 15h30, uma gincana com doação de alimentos que serão encaminhados para uma entidade sem fins lucrativos que atende crianças carentes na zona sul da cidade. O encerramento da Semana de Valores é aberta para toda a comunidade.

Anjos da Guarda

O Programa Anjos da Guarda, da Guarda Civil Municipal, fortalece a prevenção da violência e promove a cultura de paz entre crianças e adolescentes no ambiente escolar. As atividades são variadas: teatros, palestras educativas e competições de games e futebo.

A presença da Guarda no ambiente escolar traz proximidade entre os alunos e a corporação, favorecendo o diálogo, o bom relacionamento e a confiança.

O programa tem como mascote o cãozinho e conta com os personagens Comandante, Menino Juquinha, Vovó Irene e Clara, entre outras figuras que fazem parte do dia a dia das crianças.

O trabalho é baseado nas melhores práticas pedagógicas para a abordagem das questões que levam à violência e por consequência à delinquência juvenil. O objetivo é promover o respeito à vida comunitária, às autoridades e a crença num futuro melhor para crianças, adolescentes e a comunidade.

Para receber as atividades a escola deve entrar em contato pelo telefone 3911-2211, das 9h às 16h.