Museu Municipal recebe show de lançamento do CD Viva o Choro de Taubaté
Atualizado em 13/03/2019 - 18:30
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Representantes do Clube do Choro Waldir Azevedo, de Taubaté, durante gravação do CD em estúdio - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A edição de março do projeto Música no Museu, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, abre espaço, nesta quarta-feira (13), para o show de lançamento do CD Viva o Choro de Taubaté, de autoria do Clube do Choro Waldir Azevedo, que está completando 13 anos de atividade neste ano.

A apresentação acontece no Museu Municipal de São José dos Campos, a partir das 20h. A entrada é livre e os ingressos podem ser retirados 15 minutos antes, no local. O evento faz parte de projeto de mesmo nome, viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

O CD traz 12 composições (regravadas por integrantes do Clube do Choro) de músicos da velha guarda do choro, como Humberto dos Santos, Guido Malheiro, Benedito Barbosa da Cruz, João Fernandes-Peixinho, Renato da Silva, Nico Ferreira, Maestro Roberto Vinagre e outros. Há também um frevo, composto especialmente para o projeto, e uma composição do flautista fluminense Antônio Rocha, com um choro dedicado à cidade.

“Há uma mobilização de resgate do choro que vem se alastrando pelo país, então resolvemos aderir. Começamos a pesquisa em 2014 e, no meio do caminho, surgiu a ideia de fazermos um CD como homenagem para os diversos grupos que encontramos”, explicou Rogério Guarapiran, idealizador do projeto.

História

O Clube do Choro Waldir Azevedo é formado por músicos experientes e jovens, que buscam divulgar o repertório tradicional do gênero para o público da região do Vale do Paraíba. Atualmente, dedicam-se à preservação da memória local ao resgatar composições de seus conterrâneos.

Museu Municipal de São José Dos Campos

Praça Afonso Pena, 29 – Centro