População da região norte participa de Pré-Conferência Municipal de Saúde
Atualizado em 11/03/2019 - 10:18
PRE CONFERENCIA MUNICIPAL SAUDE - 09-03-2019 - LUCAS CABRAL
Mônica Fernandes e João Carlos participam de discussões temáticas durante o evento - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Luiz Fischer
Secretaria de Saúde

A quinta e penúltima Pré-Conferência Municipal de Saúde de São José dos Campos, realizada pela Prefeitura e o Comus (Conselho Municipal de Saúde), aconteceu na manhã deste sábado (9), na Casa do Idoso Norte (Rua Carlos Belmiro dos Santos 99). O encontro foi aberto para todos os moradores dos bairros da região norte.

Durante a pré-conferência, as propostas foram apresentadas e discutidas em três grupos temáticos. Cada grupo apresentou cinco propostas relacionadas ao tema central e aos eixos temáticos. Foi realizada a leitura das 15 propostas na plenária final da conferência.

Para Mônica Fernandes Gomes, professora universitária e moradora da região central, a principal importância é saber in loco quais as necessidades da comunidade e quais as melhorias têm que ser feitas para saúde pública. “fui participar em todas as quatro conferências e estou aqui hoje. A comunidade deveria comparecer mais”, afirmou.

Já para João Carlos Aparecido Machado, morador da região sul, a importância maior é ouvir o público e suas reinvidicações em melhorias para a saúde. “Participei de todas e pretendo também participar da última em São Francisco Xavier”.

Os temas foram definidos pelo governo federal e o deste ano é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A última pré-conferência vai acontecer em São Francisco Xavier, na Emef Mercedes Rachid Edwards (Estrada Municipal Pedro David, 19251), na próxima quarta-feira (13), das 18h às 22h.

As pré-conferências têm como objetivo orientar os debates, apresentar o tema central, as propostas e os eixos temáticos, além de escolher os delegados que participarão da conferência, que acontecerá nos dias 22 e 23 de março, no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana.