Mulheres de São José comemoram avanços no atendimento social
Atualizado em 08/03/2019 - 16:35
DIA DA MULHER LARGO SAO BENEDITO - 08-03-2019 - LUCAS CABRAL
Dia Internacional é comemorado com várias atrações em São José dos Campos - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta sexta-feira (8), um evento aberto à população no Largo São Benedito, no centro da cidade.

O evento, além de celebrar a data, marca os avanços da Administração Municipal em relação ao atendimento social da mulher, como implantação do abrigo VIVA Feminino e LGBT, com advogadas nos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para atendimento às mulheres vítimas de violência; rodas de conversa com as mulheres atendidas nos Cras's (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas´s; oficinas para fortalecer o empreendedorismo feminino; e cursos de capacitação de empreendedorismo específico para mulheres.

“Eu acho que a cidade está à frente de muitas outras quando o assunto é mulher. Aqui nos sentimos respeitadas. Já conhecia muitos serviços oferecidos em São José, mas hoje, aqui nesse evento, pude conhecer um pouco mais”, disse Vanessa Helena Ribeiro, 22 anos, moradora do Residencial Independência.

“O mundo precisava fazer mais pelas mulheres, assim como aqui na nossa cidade. Nós merecemos todo esse cuidado”, afirmou Laura Maria Guimarães, 61 anos, moradora do bairro Vila Letônia.

Na ação desta sexta, a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão esclareceu e orientou, principalmente, o público feminino sobre os direitos da mulher vítima de violência doméstica e familiar e quanto à proteção dos direitos humanos e fundamentais, do exercício da cidadania e liberdades públicas.

Durante toda a manhã, a programação especial contou com exposição de artesanato, confeccionado pelas mulheres do Abrigo Institucional Viva feminino/LGBT, aula de Zumba, espetáculo poético-musical, avaliação física, exposição de mudas de hortaliças e árvores frutíferas, com orientação de cultivo; doação de mudas, informações sobre cursos de capacitação, divulgação de vagas de emprego, aferição de pressão, maquiagem e orientações sobre o trânsito e o exame de mama.

Cras

Todas as unidades dos Cras de São José dos Campos também realizaram atividades especiais com acolhimento diferenciado em comemoração à data,com oficinas e café da manhã. No Cras Eugênio de Melo, aconteceu uma palestra com o título: "O portal da vida, inspirando a sexualidade feminina", com a fisioterapeuta Viviane Manso e a Dra. Lilian Macri, médica e educadora em sexualidade.

“Participar de uma palestra como essa é importante não apenas para a nossa saúde íntima, mas também para a saúde mental. Tudo isso influi para que tenhamos uma vida boa em casa e na sociedade. Com momentos assim, aprendemos, sem dúvida, a nos conhecer melhor”, afirmou Patrícia Mara de Oliveira, 38 anos, moradora do bairro Galo Branco.

“O importante é lembrar essas mulheres que a maior mudança tem que começar dentro delas, na intimidade, para que a partir desse conhecimento elas possam se sentir empoderadas, saber a força que têm e assim exercer as mudanças necessárias, não apenas dentro de casa, mas fora dela também”, disse a médica e educadora em sexualidade.