Mistura de blitze e campanha é a marca do Carnaval Consciente em São José
Atualizado em 02/03/2019 - 13:06
Campanha Carnaval Consciente 2019 - Equipe de Agentes de Mobilidade durante ação educativa. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 01-03-2019
Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana percorreram bares da região central da cidade para divulgar a campanha de prevenção - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Mobilidade Urbana

Na véspera oficial do Carnaval Consciente, a Prefeitura de São José dos Campos intensificou as ações de divulgação para que a festa seja marcada pela segurança e pelas atitudes positivas.

Na noite desta sexta-feira (1º), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana percorreram bares da região central da cidade para levar a mensagem sintetizada no tema “No Bloco da Diversão é 100% Prevenção!”. A informação está sendo levada à população por meio de leques distribuídos em bares e clubes da cidade.

No Bar do Deis, estabelecimento tradicional da Vila Adyanna, todos os freqüentadores receberam seus leques. Além disso, os agentes conversaram com os clientes para alertar sobre os riscos envolvidos na mistura de álcool e direção.

Dividindo a mesa com duas amigas, Wagner Gonçalves da Silva Júnior, 28 anos, morador do Jardim América, na mesma região, disse estar conscientizado da importância de não dirigir após o consumo de bebida alcoólica. “Eu e a maioria dos meus amigos não dirigimos depois de beber, preferimos chamar um carro desses aplicativos de transporte na hora de ir embora”, garantiu. “Seja aqui em São José ou em São Paulo, recorro aos aplicativos.”

Edmar Moura, 34 anos, morador no Jardim São Dimas, também na região central, é um dos garçons do estabelecimento e tem 13 anos de experiência na profissão. “Eu observo que, ao longo dos anos, mudou muito o comportamento das pessoas que vêm ao bar, na maioria das vezes um da mesa opta por não beber para dar carona aos demais”, observou. “As campanhas de conscientização estão ajudando bastante.”

A cerca de 100 metros do Deis, o Bar Gogó da Ema é outro reduto de quem gosta de curtir a noite. Ali, um grupo bastante animado estava comemorando o aniversário de uma amiga da mesa. Todos bebiam despreocupados porque uma característica os unia: todos moram perto do bar e por isso dispensam o carro.

A aniversariante Cíntia Fernandes, 41 anos, moradora na Vila Adyanna, onde está o Gogó da Ema, reforçou essa estratégia. “Nosso grupo sempre procura frequentar lugares próximos de casa, assim ficamos à vontade”, explicou. Ela contou que todos chegaram no bar a pé. “Acho que as campanhas estão fazendo efeito, o pessoal tomou consciência e, com isso, o trânsito fica mais seguro”, disse.

Blitze

Além do conteúdo educativo da campanha Carnaval Consciente, a Prefeitura também adota as blitze de Lei Seca para impedir que motoristas alcoolizados transitem pelas ruas e avenidas da cidade.

Na última quarta-feira (27), em uma blitz foram feitas 36 abordagens, com três autuações, sendo duas por embriaguez ao volante e uma por dirigir sem o uso do cinto de segurança. Além disso, mais de mil pessoas receberam os leques da campanha em quatro ações realizadas em bares.

Dicas

Com o título “No Bloco da Diversão é 100% Prevenção!”, os leques continuarão sendo distribuídos em clubes e bares, nas manifestações de rua e nas brincadeiras promovidas pela Prefeitura nos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier.

Atenção às dicas:

. Se beber, não dirija

. É crime fornecer e vender bebidas para menores de 18 anos

. Sexo seguro, só com camisinha

. Evite os excessos

. Respeite as leis de trânsito

. Respeite os foliões. A diferença entre paquera e assédio é o não

Participantes

A campanha Carnaval Consciente tem a participação das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Saúde e Apoio Social ao Cidadão, além da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

As ações de fiscalização estão sendo realizadas pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Detran.