Eugênio de Melo recebe show com axé, pagode e sucessos do Carnaval
Atualizado em 02/03/2019 - 23:03
Carnaval no Distrito de Eugênio de Melo. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 02-03-2019
O Brilho no Olhar levou vários ritmos para o distrito de Eugênio de Melo, desde pagode até sucessos de antigos Carnavais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Governança

O Carnaval Consciente de São José dos Campos, que teve várias atividades de aquecimento durante a semana, viveu neste sábado (2) o primeiro dia de shows da programação. No distrito de Eugênio de Melo, na região leste, houve Grito de Carnaval à tarde e baile à noite.

Os eventos foram realizados na Estação Ferroviária, que hoje funciona como um espaço cultural. Os shows são uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e da Prefeitura de são José dos Campos.

O evento da noite foi animado pelo grupo de pagode joseense Brilho no Olhar. A primeira parte do show trouxe sucessos do pagode e do axé, mas depois também foi dado espaço para as tradicionais marchinhas de Carnaval.

Gente de fora

Mesmo com chuva, a população de Eugênio de Melo, redondezas e até de outras regiões da cidade curtiu a atração. Foi o caso do grupo comandado por Rosângela Torres, 55 anos, moradora da Vila Industrial, na região leste. Quatro adultos e dois adolescentes da família foram ver o show.

“Soubemos do evento pela propaganda boca-a-boca e, como nós gostamos muito de Carnaval de rua, resolvemos vir”, explicou Rosângela, que gostou do grupo Brilho no Olhar. “Pena que a chuva está atrapalhando um pouco”, lamentou, ao mesmo tempo que avisava que a família estaria no dia seguinte na apresentação do bloco Galinha D’Angola, no Parque Vicentina Aranha, região central.

Som agradou

Um dos mais animados no meio do público era Cirlei Alves, 30 anos, que mora há apenas seis meses na região, no bairro Galo Branco. “Sempre gostei muito de dançar, desde criança, já tive até grupo de axé”, contou. Cirlei morava na zona leste de São Paulo e disse que está adorando a cidade. “Quando comparo com São Paulo, aqui é o paraíso”, garantiu.

Também muito à vontade para seguir a coreografia dos sucessos do axé e do pagode, Ygor Kaue Tuten, 20 anos, foi ao show com três irmãs e um irmão. A família mora em Eugênio de Melo, mas Ygor corre o mundo jogando futebol profissional. Enquanto aguarda um chamado de um clube dos Estados Unidos, ele resolveu curtir a cidade. “O Carnaval em São José está melhorando a cada ano, gostei”, afirmou.

Segurança garantida

O show do Brilho no Olhar começou por volta das 18h e prosseguiu até as 21h30. Durante todo o tempo a organização do evento cuidou dos detalhes. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar garantiram a segurança, enquanto agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e agentes da Defesa Civil também levaram seu apoio.

O Carnaval continua em Eugênio de Melo. No domingo (3) e segunda (4), serão realizados bailes de Carnaval, das 18h às 21h30, no mesmo local. Na segunda e na terça-feira (5), estão previstas matinês, das 15h às 18h, com o grupo Passarinheiros.

Festa Consciente

O Carnaval Consciente, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos este ano, tem como objetivo levar segurança e tranquilidade para esse período festivo na cidade. A campanha traz um conteúdo educativo e, ao mesmo tempo, são realizadas blitze de Lei Seca para impedir que motoristas alcoolizados transitem pelas ruas e avenidas da cidade.

Com o título “No Bloco da Diversão é 100% Prevenção!”, foram confeccionados leques para distribuição em clubes e bares, nas manifestações de rua e nas brincadeiras promovidas pela Prefeitura nos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier.

Veja as dicas da campanha:

. Se beber, não dirija

. É crime fornecer e vender bebidas para menores de 18 anos

. Sexo seguro, só com camisinha

. Evite os excessos

. Respeite as leis de trânsito

. Respeite os foliões. A diferença entre paquera e assédio é o não

Participantes

A campanha Carnaval Consciente tem a participação das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Saúde e Apoio Social ao Cidadão, além da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

As ações de fiscalização estão sendo realizadas pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Detran.