Frequentadores da Casa do Idoso brincam o Carnaval Consciente
Atualizado em 01/03/2019 - 18:00
Carnaval Casa idoso Sul  01 03 2019
Idosos brincam Carnaval Consciente na Casa do Idoso Sul, em São José dos Campos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

“Não é preciso beber para se divertir. Para mim, álcool e Carnaval não combinam, essa não é uma boa mistura, por isso acho muito importante essa campanha de prevenção nessa época na nossa cidade. Quem sabe assim as pessoas passam a se divertir de forma mais saudável, né?”, afirmou Nelson Gomes da Silveira, 76 anos, morador do bairro Jardim Satélite que, com muita animação, participou na manhã desta sexta-feira (1) do baile de Carnaval da Casa do Idoso Sul.

Seu Nelson se referiu à campanha Carnaval Consciente 2019, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, para orientar os foliões sobre os riscos do consumo do álcool, direção perigosa, assédio e o incentivo ao uso do preservativo. Durante as manifestações populares, os foliões vão receber um leque com as dicas para pular o Carnaval com segurança.

Para outra animada foliã, Nair Fernandes de Oliveira, 65 anos, moradora do bairro Campo dos Alemães, brincar o Carnaval com consciência é a melhor receita em qualquer idade. "Não é porque somos mais velhos que não temos mais nada a aprender. Acho muito válida essa campanha na nossa faixa etária também”, concluiu.

Durante toda essa semana, os frequentadores das quatro unidades das Casas dos Idosos (norte, sul, leste e centro) receberam os leques da campanha enquanto brincavam o Carnaval. Além das unidades da Casa do Idoso, frequentadores do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e casas de culturas da cidade também foram orientados.

Com o título “No Bloco da Diversão é 100% Prevenção!”, os leques continuarão sendo distribuídos em clubes da cidade, nas manifestações de ruas e nas brincadeiras promovidas pela Prefeitura nos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier.

Atenção às dicas:

. Se beber, não dirija

. É crime fornecer e vender bebidas para menores de 18 anos

. Sexo seguro, só com camisinha

. Evite os excessos

. Respeite as leis de trânsito

. Respeite os foliões. A diferença entre paquera e assédio é o não