‘Arte na Praça’ tem atrações em três espaços da cidade em março
Atualizado em 01/03/2019 - 16:38
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O Grupo Depois do Ensaio, do Rio de Janeiro, fará a apresentação de dois espetáculos no projeto - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Como escreveu Castro Alves, em um dos seus poemas, a praça é do povo. Assim como é, também, de grupos teatrais, musicais e circenses que participam do projeto Arte na Praça, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Em março, as praças Afonso Pena (região central), João Mendes (Praça do Sapo – região central) e Mons. Luiz Gonzaga Alves Cavalheiro (Praça Santana – região norte) recebem quatro atrações artísticas.

O destaque são os espetáculos teatrais "O Doente Imaginário" e "O Pequeno Grande Circo", que serão apresentados pelo Grupo Depois do Ensaio, do Rio de Janeiro. “Os dois trabalhos podem ser apresentados em vários locais, inclusive em praças. O primeiro destaca mais o trabalho de interpretação dos atores e o segundo as formas animadas dos bonecos”, ressalta a atriz Patrícia Furtado.

Características

A peça "O Doente Imaginário" é baseado no texto clássico de comédia dell'art, do autor Moliere, com adaptação e direção de Thales Sauvo. O espetáculo tem 50 minutos de duração e músicas autorais tocadas e cantadas ao vivo. Já "O Pequeno Grande Circo" é um espetáculo de teatro ‘lambe-lambe’ (criado há trinta anos), que utiliza bonecos animados em miniatura, que podem ser vistos dentro de uma pequena caixa. 

Perfil

O Grupo Depois do Ensaio é do Rio de Janeiro e sempre teve contato com o público em apresentações de rua. “Enxergamos estes espaços como um lugar de investigação e democratização da arte”, ressaltou Patrícia Furtado. O grupo já viajou para outros lugares do Brasil.

“Acreditamos na grande potência da troca artística com outras cidades, sendo uma forma de trânsito de vivências e aprendizado tanto com os artistas, tanto com o público, sendo assim uma possibilidade de sorver outros olhares e experiências artísticas”, completou a atriz.

 

Programação

 

Praça Afonso Pena

Dia 9 (sábado), 10h: O Doente Imaginário e O Grande Pequeno Circo, com o Grupo Depois do Ensaio

 

Praça de Santana

Dia 10 (domingo), 10h: O Doente Imaginário e O Grande Pequeno Circo, com o Grupo Depois do Ensaio

 

Praça do Sapo

Dia 13 (quarta), 12h: Turbilhão das Águas, com Beto Jaguary                   

Dia 23 (sábado), 10h: Ritmos e Poesia: SP-Bahia, com Angoleiros do Sertão de SJC

 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo