PEV recebe visita de alunos de escola da região leste
Atualizado em 09/05/2019 - 11:02
Estudantes no PEV
Alunos da escola Hélio Augusto de Souza conheceram o trabalho do PEV do Jardim Copacabana - Foto: PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Trinta alunos do 6º ano da Emef Hélio Augusto de Souza conheceram, na quarta-feira (8), o trabalho do PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos) do Jardim Copacabana, região leste. A visita foi uma iniciativa da professora de Ciências Sandra Cardozo Lima que queria mostrar aos alunos como os PEVs funcionam e como podem ser utilizados pela comunidade.

"Muitas pessoas do bairro não têm consciência e jogam entulho nas ruas, às vezes até por desconhecer o serviço do PEV. Os alunos adoraram a visita e o que mais me chamou a atenção foi a surpresa deles ao verem que o PEV é um lugar limpo e organizado", relatou a professora.

Arianne Faria Lopes, 11 anos, foi um das alunas que se surpreendeu com a organização. "Achei interessante como as coisas ficam separadas. É tudo organizado. Gostei muito de conhecer o PEV", afirmou.

O que mais chamou a atenção da aluna Sofia Moreira Moro, 11 anos, foi saber que as pessoas podem levar várias coisas para o PEV. "Achei bem legal. Algumas coisas que têm lá podem ser reutilizadas", disse.

Reutilização

A professora Sandra disse que a visita também teve o objetivo de passar para os alunos o conceito de reaproveitamento dos materiais. "É importante passar para eles que muita coisa considerada lixo pode ser reutilizada", explicou.

Mais que teoria, ela demonstrou isso na prática usando materiais garimpados no PEV para fazer um jardim vertical no fundo da escola. Vidro, pallet, terra, latas, embalagens plásticas foram aproveitados. Até um vaso sanitário virou vaso de flores e hoje abriga mudas de lavanda. São ideias que Sandra espera que seus alunos coloquem em prática no dia a dia.

Além de conhecer o serviço gratuito que está à disposição dos moradores, os estudantes também aprenderam a importância de não descartar entulho e lixo nas ruas e praças da cidade.

Serviço

A cidade tem 14 PEVs que recebem pequenas quantidades de restos de construção, reforma ou demolição (até um metro cúbico que equivale ao volume de um porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um utilitário pequeno); resíduos volumosos como móveis e eletrodomésticos (sofás, cadeiras, geladeiras), pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de poda, tinta e óleo de cozinha.

Funcionamento

• Segunda-feira a sábado, das 8h às 17h
• Domingo, das 8h às 12h

Acesse os endereços dos PEVs


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade

×