Gincana Maio Amarelo agita escola na região leste
Atualizado em 09/05/2019 - 18:07
Gincana Maio Amarelo agita escolas públicas de São José
Cerca de 1.200 estudantes receberam orientações sobre a campanha Sinal de Gentileza nesta quinta-feira - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Entre as atividades do Maio Amarelo, uma novidade é a 1ª Gincana Escolar com o envolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos. A ação, realizada em oito escolas públicas de ensino fundamental da cidade, contempla todas as regiões da cidade. O objetivo é promover a mobilização da sociedade para a prevenção de acidentes no trânsito.

Completamente decorada, com cartazes e murais, a Emef Elizabete de Paula Honorato, no Jardim Mariana 1, região leste da cidade, conta inclusive com uma pista que simula as direções e maneira correta para atravessar.

Nesta quinta-feira (9), cerca de 1.200 estudantes, do 1º ao 9º ano, além da turma de Educação de Jovens e Adultos, receberam orientações sobre a campanha Sinal de Gentileza, promovida pela Prefeitura.

“Com o lema ‘Educar para a paz no trânsito’, preparamos diversas atividades baseadas na música Sinal de Gentileza. Nosso objetivo é que as atividades realizadas na escola possam ser propagadas com os familiares dos alunos”, explicou a orientadora educacional Sheila Carneiro.

Aluna do 1º ano, Rafaela Silva entendeu direitinho o objetivo da atividade. “Aprendi que devo falar para a minha mãe atravessar a rua com cuidado”, explicou.

Outra estudante atenta é Ana Luiza Silva. A aluna do 4º ano destacou a importância de observar o semáforo antes da travessia. “Sinal vermelho para o pedestre, precisa esperar.”

“A escola está linda. Esse tipo de orientação é fundamental para evitar acidentes”, concluiu Mirela Pereira, do 5º ano.

Gincana

As escolas municipais de ensino fundamental Prof° Álvaro Gonçalves (Campos dos Alemães), Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial), Elizabete de Paula Honorato (Mariana 1) e Lúcia Pereira Rodrigues (Jardim Santa Fé) devem realizar durante este mês diversas ações com o objetivo de chamar a atenção para as vidas no trânsito. Outras quatro escolas estaduais também participam das ações.

A 1º Gincana Maio Amarelo prevê ainda atividades para a terceira idade nas Casas do Idoso. Todas as unidades escolares participantes contam com um grupo de mentores, formado por estudantes voluntários da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

“Nosso papel é organizar reuniões com os alunos, apoiar as ações e registrar as atividades por meio de fotos e relatórios. Todos os eventos são encaminhados para setor da Educação para Mobilidade”, explicou Felipe Bastos, aluno do curso de pós-graduação da Univap.

O encerramento e final da Gincana acontecerá em 29 de maio, das 13h às 17h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana. As equipes deverão criar um grito de guerra. Na atividade final, será permitido ainda o uso de adereços como chapéus temáticos, “pom pom”, faixas e cartazes que incentivem a participação e animação dos integrantes.