Prefeitura instala mais 1.122 luminárias de LED na região leste
Atualizado em 07/05/2019 - 17:16
INSTALAÇAO LAMPADAS LED GALO BRANCO - 07-04-2019- LUCAS CABRAL
Instalação de luminárias no Galo Branco: melhoria vai beneficiar 18 bairros da região leste e do distrito de Eugênio de Melo - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos vai instalar mais 1.122 luminárias de LED na primeira quinzena deste mês. A melhoria vai beneficiar 18 bairros da região leste e do distrito de Eugênio de Melo.

A implantação faz parte do Projeto Iluminar de modernização da iluminação pública. O objetivo é garantir mais segurança à população.

A programação inclui ruas e avenidas de Eugênio de Melo, Galo Branco, Jardim Castanheiras, Jardim Cerejeiras, Parque Novo Horizonte, Jardim Copacabana, Jardim Ismênia, Mariana 1 e 2, Motorama, Nova Michigan, Paraíso do Sol, Primavera 1, Residencial Frei Galvão, Residencial Armando Moreira Righi, Vila Ester e Vila Industrial.

A estrada velha Rio-São Paulo, em Eugênio de Melo, receberá a maior quantidade de luminárias de LED: 206 ao todo. Também serão substituídas 117 na avenida General Motors, que dá acesso à região do distrito.

Na Vila Ester, a estrada municipal Martins Guimarães receberá 49 e a estrada Joaquim Gonçalves da Silva, no Jardim Castanheiras, 44.

Outras avenidas com bom número de luminárias são Barbacena, no Jardim Ismênia, com 46, e João Marson, na Vila Industrial, com 45.

Iluminar

O projeto Iluminar faz parte do Plano de Gestão da administração. Até o final de 2020, toda a iluminação pública de são José dos Campos será de LED com a implantação de 50 mil luminárias. Já foram instaladas 8.600.

Em abril, foram instaladas 770 luminárias no centro da cidade em apenas 20 dias, abrangendo todas as ruas, avenidas e travessas da região central.

O serviço é coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e executado pela Urbam (Urbanizadora Municipal). Neste primeiro momento, estão sendo priorizados os corredores de ônibus, onde há maior circulação de pessoas, o entorno de escolas e das câmeras do COI (Centro de Operações Integradas).

Com a implantação das lâmpadas econômicas de LED, a previsão é que a Prefeitura tenha uma economia de cerca de 40% com a energia elétrica. Além de mais econômicas, as luminárias são mais eficientes e modernas, com vida útil de cerca de 10 anos. As de vapor metálica e de sódio têm duração média de quatro anos.