Prefeitura inicia os arrastões de combate à dengue
Atualizado em 06/05/2019 - 16:08
Prefeitura faz arrastões de combate à dengue pela cidade ( Jardim Esplanada ). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 06-05-2019
Agentes de endemias do CCZ fizeram visita de casa em casa, recolhendo objetos que podem acumular água - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta segunda-feira (06) os primeiros arrastões de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya), programados para esta semana em todas as regiões da cidade.

Os agentes de controle de endemias visitaram oito bairros das regiões centro e leste, retirando o maior número possível de criadouros, recolhendo objetos que podem acumular água e orientando sobre as forma de transmissão das doenças.

Foram feitas visitas de casa em casa nos bairros Jardim Esplanada, Vale dos Pinheiros, Nova América, Esplanada do Sol, Jardim São Vicente, Nova Detroit, Pararangaba, São Inês 2 e adjacências.

Os agentes orientam e auxiliam os moradores a recolher todo o material que pode ser descartados e ainda aplicam larvicida em criadouros fixos. Um caminhão passa recolhendo todo o material. Vale ressaltar que a Prefeitura não recolhe móveis, como sofás e camas, apenas os criadouros, aqueles objetos que podem juntar água e, por isso, representam perigo por favorecer a proliferação do mosquito.

O Centro de Controle de Zoonoses salienta que é de fundamental importância o envolvimento da população durante esta ação, no momento em que os casos de dengue crescem em todas as regiões do Estado de São Paulo.

Em São José, a avaliação de densidade larvária concluída em abril apontou índice de 1.4, que coloca o município em estado de alerta para o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Os arrastões prosseguem, a princípio, até o final de maio. Nesta terça (7), das 9h às 16h30, as equipes visitarão os mesmos bairros.

Na quarta (8) e quinta (9), a ação acontecerá nas regiões sul (Jardim América, Jardim Paraíso, Jardim Anhembi, Residencial União, Jardim Juliana, Jardim Morumbi) e leste (Capão Grosso, Jardim Ebeneser, Nova Esperança, Santa Hermínia, Jardim Castanheira, Morada do Fênix).

E, na sexta-feira, os agentes estarão novamente na região sul, nos bairros Torrão de Ouro, Jardim Interlagos, Jardim Mesquita.