Meu Pet Feliz: castrações da nova etapa começam nesta quinta
Atualizado em 07/05/2019 - 16:42
CCZ - Primeiro dia de Castração. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 13-08-2018
As 1.000 vagas gratuitas para a quarta fase do programa de castração de cães e gatos foram preenchidas em 40 minutos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

As primeiras 150 castrações de cães e gatos da quarta fase do programa Meu Pet Feliz, da Prefeitura de São José dos Campos, estão agendadas para esta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de maio, no Centro de Controle de Zoonoses. As cirurgias seguirão a ordem cronológica de inscrição, de acordo com a quantidade mensal estabelecida por espécie e gênero.

Os tutores serão convocados por e-mail nesta terça-feira (7) e ainda receberão um lembrete via SMS para que compareçam ao CCZ na quarta-feira (8), para a assinatura do termo de compromisso. Na ocasião, também receberão todas as orientações sobre o pré-operatório dos animais.

A coordenação do programa de Bem Estar Animal lembra que o munícipe deve ficar atento ao chamamento pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição. A assinatura do termo de compromisso é fundamental para evitar faltas, pois no documento consta a data e horário da cirurgia.

As 1.000 vagas disponíveis para a terceira fase do programa foram preenchidas nesta segunda-feira (6) em pouco mais de 40 minutos. As inscrições, gratuitas, foram abertas no site da Prefeitura.

Balanço

Nas três primeiras fases do programa, que começou em agosto do ano passado, 2.268 animais foram castrados. Destes, 1.748 são da espécie canina (1.105 fêmeas e 643 machos) e 520 da felina (326 fêmeas e 194 machos). A meta, em um ano, é realizar 5.000 castrações gratuitas.

O programa tem o objetivo de estimular a saúde e o bem estar de cães e gatos. É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.

Além do controle populacional, o programa promove a identificação destes animais, através da microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde