Paula Pessoa
Fundhas
A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) inicia o mês de maio com uma novidade de gestão. Após implantar ferramentas inovadoras no início deste ano, a Fundação agora conta com o setor de Gestão Institucional que cuida do planejamento, organização, liderança e acompanhamento de projetos e atividades de melhoria contínua.
A Gestão Institucional busca o atendimento às crianças, adolescentes e jovens de forma excelente e faz planejamentos com técnicas do mundo corporativo, em consonância com a política de missão, visão e valores da Fundhas.
“O principal benefício da Gestão Institucional é o aprimoramento dos serviços prestados pela Instituição e a busca pela excelência. O uso correto de ferramentas, a coleta de dados e a melhoria nos processos internos visa cumprir nossa meta principal de fazer a diferença na vida dos atendidos”, explica a coordenadora Fátima Correa.
O setor visa o planejamento, avaliação e monitoramento de ações e dados, tornando os processos mais transparentes, aumentando a qualidade de serviços e reduzindo custos, além de eliminar possíveis desperdícios. O acesso ao novo sistema está disponível para funcionários no site da Fundação.
Trabalho contínuo
A história da Fundhas é formada por projetos e iniciativas em prol da gestão, tendo sido uma das primeiras instituições do país a obter a ISO 9000, certificação que atesta o padrão de qualidade de processos.
As melhorias na gestão institucional contam com técnicas do mundo corporativo e irão beneficiar diretamente o atendimento, além de priorizar a formação dos profissionais da Fundhas.
Atualmente, a Instituição tem preparado 19 especialistas de setores diversos na metodologia Lean Six Sigma, que desenvolve habilidades de comunicação, planejamento e liderança para a condução de objetivos estratégicos.
Em março, funcionários da Diretoria Especializada em Criança e Adolescente (Deca), entre assistentes sociais, educadores, professores, oficiais administrativos e outros, foram apresentados ao novo planejamento estratégico da diretoria.
O kaizen da Deca foi realizado por uma equipe de profissionais de várias áreas. No ramo empresarial, a expressão japonesa kaizen, que significa mudança para melhor, é uma metodologia que permite baixar os custos e aprimorar a produtividade. O método traça metas, planos e prazos para ações.
As equipes contam ainda com análise de dados via a ferramenta Business Intelligence (BI) e com quadros de “Gestão à Vista” nas unidades, divulgando informações dos setores e atividades e reforçando a cultura da organização para funcionários, alunos e a comunidade.
Fazendo a diferença
Ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.
Nos últimos dois anos, a Instituição mantida pela Prefeitura de São José dos Campos registrou aumento de 28,41% no atendimento, tendo 6.038 pessoas atendidas na cidade em 2018. Atualmente, mais de 4.600 munícipes são atendidos.
Com atuação no contraturno escolar, a Fundação oferece projetos voltados à música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.
O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.
MAIS NOTÍCIAS
Fundhas
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.