'Dentista do Bem' faz triagem com alunos da Fundhas Embraer
Atualizado em 06/05/2019 - 16:26
"Dentista do Bem" faz triagem na Fundhas Embraer
Após triagem, crianças e adolescentes que mais necessitarem serão atendidas gratuitamente por dentista voluntária - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

Cerca de 130 crianças e adolescentes da unidade Embraer da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), no Putim, irão passar por triagem para tratamento dentário e ortodôntico. A atividade faz parte do projeto “Dentista do Bem”.

Na última sexta-feira (3), aconteceu a primeira triagem, com cerca de 90 atendidos. Nos dias 13 e 17, outros grupos irão passar pela triagem, seguida de consulta e tratamento gratuitos aos que necessitarem.

A ação social faz parte do projeto “Dentista do Bem”, da ONG Turma do Bem (TDB), que conta com trabalho voluntário realizado por cirurgiões-dentistas. Os profissionais atendem gratuitamente, em seus consultórios, crianças e adolescentes de baixa renda. São José dos Campos conta com cerca de 140 dentistas inscritos na ONG.

Voluntariado

A cirurgiã-dentista Alessandra Barros atua no projeto há seis anos. Ao receber o convite para o voluntariado, durante um congresso, viu a chance de contribuir com a sociedade com seu ofício.  

“É uma oportunidade de contribuir agindo de maneira solidária e cidadã. Sempre procurei ser uma pessoa do bem, acredito que o amor é o combustível de todas as boas ações”, conta.

Iago Pierre da Silva Santos e Yasmin Vitória dos Santos, ambos de 11 anos, foram da primeira turma da triagem, que consiste em um exame clínico não invasivo e um questionário socioeconômico. A dupla aprovou a presença da dentista na unidade. "Gostei porque fui bem atendida. Ela nos ajuda a cuidar bem dos dentes, observou Yasmin.

"É bom porque ela veio até a gente e pode ajudar quem mais precisa. Eu escovo bem os dentes porque minha mãe fica no meu pé todo dia”, comentou Iago.

Consulta e tratamento gratuitos

Nos dias 13 e 17 deste mês, a unidade Embraer realizará outras triagens com alunos. Em seguida, os casos que necessitam de tratamento odontológico ou ortodôntico serão encaminhados para consultas pré-agendadas com Alessandra. A seleção dos beneficiários é feita pela equipe da TDB e segue critérios socioeconômicos e a gravidade de atendimento bucal.

“Bons hábitos são sinônimos de prevenção, e prevenir ainda é o melhor remédio. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos na sociedade”, explica a dentista.

O projeto

"O Dentista do Bem” é, atualmente, a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, o que é determinado por uma triagem realizada em escolas da rede pública ou instituição social. Jovens e crianças com problemas bucais graves, os mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade no atendimento.

O tratamento, realizado no consultório do próprio dentista, é de caráter curativo, preventivo e educativo. O Projeto Dentista do Bem conta com cerca de 17 mil voluntários espalhados em mais de 1.300 municípios brasileiros, 12 países da América Latina. O escritório da TDB faz a ligação entre todos os envolvidos no projeto (o jovem beneficiado, sua família, a escola/instituição e o cirurgião-dentista voluntário) e ainda o acompanhamento dos atendimentos.

Serviço: Triagem de alunos da Unidade Embraer
Datas: 13/5– a partir das 13h e 17/5 – a partir das 9h
Local: unidade Embraer, que fica na Rua João Rodolfo Castelli, 96 – Putim


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×