S. José classifica equipes para fase final dos Jogos da Juventude
Atualizado em 31/05/2019 - 15:09
O judô está classificado para os Jogos da Juventude
Judô do Programa Atleta Cidadão é uma das modalidades que disputarão a fase final dos Jogos Abertos da Juventude - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O esporte de São José dos Campos vai muito forte para a disputa da fase final dos Jogos Abertos da Juventude, de 14 a 22 de junho, em Marília (SP). Após a etapa de classificação, concluída nesta quinta-feira (30), 21 das 27 equipes joseenses participantes foram campeãs e se classificaram para a fase final.

Esta será a 36ª edição dos Jogos da Juventude, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, que reúne atletas com até 18 anos de idade. Para São José, a primeira fase foi a sub-regional, onde enfrentou equipes de Jacareí, Paraibuna, Santa Isabel, Igaratá e Jambeiro. As equipes campeãs em cada modalidade passaram à fase regional, que engloba todos os municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A RMVale compõe uma das 14 regiões do Estado que disputarão a fase final. Diferentemente dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, essa competição não é disputada por cidades, mas por regiões, ou seja, as equipes joseenses jogarão representando a 12ª região administrativa do Estado de São Paulo.

200 atletas

Das 15 modalidades da competição, São José disputou 14 e venceu em 12. Consideradas categorias diferentes e gênero masculino e feminino, 21 equipes foram classificadas.

Esse resultado expressivo fará com que uma delegação total de 220 pessoas vá representar a cidade em Marília, sendo 200 atletas. Todas as equipes são formadas por jovens do Programa Atleta Cidadão.

As modalidades com equipes de São José são as seguintes: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, vôlei de praia, voleibol e xadrez. As modalidades de ginástica entram diretamente na fase final, sem disputar as fases classificatórias.

Atleta Cidadão

O Programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, é responsável por detectar, selecionar e treinar crianças e jovens de 7 a 20 anos que tenham aptidão para o esporte competitivo. O programa é utilizado como ferramenta de formação da cidadania.

O Atleta Cidadão atende 20 modalidades, inclusive para pessoas com deficiência (PCD), visando à formação de equipes que representam São José dos Campos em competições regionais, estaduais e nacionais. Caso alcance o estágio de alto rendimento, após os 20 anos o atleta poderá evoluir para competições adultas.

Atualmente, o Atleta Cidadão reúne cerca de 1.400 atletas, atendidos por uma equipe formada por 157 profissionais na área técnica, fisiologistas, psicólogos, nutricionistas e gestores administrativos.