Prefeitura inicia sensibilização sobre arborização urbana
Atualizado em 31/05/2019 - 19:34
Dia 21 de Setembro - Dia da Árvore. Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Trabalho educativo visa sensibilizar e incentivar o plantio de árvores no passeio público - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, neste sábado (1º), a partir das 9h, uma ação educativa sobre a importância da arborização urbana. A iniciativa acontece no Jardim Satélite, região sul.

A ação visa conscientizar e convidar os moradores da região sobre os benefícios oferecidos pelas árvores e convidá-los a receber o plantio de árvores em frente a suas calçadas, enriquecendo a arborização urbana do município.

O trabalho será realizado pela Organização da Sociedade Civil “Amigos da Biblioteca”, que no último mês firmou com a Prefeitura um Termo de Colaboração para a gestão do patrimônio arbóreo do município, que envolve, dentre outras frentes, trabalhos de educação ambiental.

O termo estabelece à entidade um pacote de serviços de administração e gestão do patrimônio arbóreo público, incluindo atividades do Plano Municipal de Arborização Urbana, elaboração do inventário da floresta urbana, elaboração de laudos técnicos, ações de comunicação e educação ambiental, e visam estabelecer uma forma moderna e inovadora de planejamento e gestão das árvores públicas.

Por meio do trabalho de educação ambiental, comunicação e mobilização social, a Prefeitura pretende estimular a criação de vínculos afetivos e de corresponsabilidade na implementação, proteção e conservação das árvores em ambiente público.

Semana do Meio Ambiente

Na próxima quarta-feira (5), às 9h, dentro da programação da Semana Municipal de Meio Ambiente, também será realizado o primeiro plantio para marcar a nova etapa para a arborização urbana na cidade. O plantio, no Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado na calçada em frente à casa de um munícipe que fez uma solicitação do serviço à Prefeitura, como forma de valorizar este gesto de cidadania. O local fica na rua Itabuna, Jardim Satélite

O evento, que deve reunir a comunidade local, contará com a participação da Banda de Santana, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A banda foi criada em 1949 pelo músico e funileiro João Pereira Leite, conhecido popularmente como João Pistão, nascido em São Luiz do Paraitinga. Em 2014, a Banda de Santana foi declarada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac) como patrimônio cultural imaterial joseense (Lei Municipal 9.117).

Plano de Arborização

O Plano Municipal de Arborização Urbana é o principal instrumento para o planejamento e gestão da arborização urbana do município. O documento que traz as diretrizes para implementar a arborização na cidade, indicando por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas e metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros. A meta principal é realizar o plantio de 56 mil árvores nos próximos 12 anos

Estudos científicos recentes diagnosticaram que os efeitos positivos das árvores beneficiam a população de maneira mais abrangente quando está dispersa ao recobrir a maior proporção do asfalto urbano, por essa razão, o plano visou especialmente a necessidade do plantio em calçadas e canteiros centrais das vias públicas.

A arborização nos bairros é de extrema importância para o equilíbrio ambiental na cidade. Elas oferecem sombra, conforto térmico, melhoria na qualidade do ar, interceptação e drenagem da água da chuva, conservação da umidade e redução da poluição sonora, além de embelezar e valorizar o espaço.