Alunos participam de formação sobre revitalização de nascentes
Atualizado em 31/05/2019 - 12:19
Capacitação do Programa Revitalização de Nascentes. Foto: PMSJC
Resultado deste trabalho resultará na realização, em novembro, da 6ª Mostra de Vídeos Ambientais - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Estudantes multiplicadores de 16 escolas participaram, nesta quarta-feira (29), de capacitação do Projeto de Educomunicação Socioambiental do Programa Revitalização de Nascentes. O encontro aconteceu no auditório da Casa do Café, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx.

O objetivo foi realizar uma sensibilização sobre o programa Revitalização de Nascentes, apresentando os conceitos fundamentais do programa que visa a recuperação da mata ciliar e a preservação de nascentes situadas em áreas públicas urbanas.

O encontro também abordou os conceitos de educomunicação, componente pedagógico do Programa Revitalização de Nascentes, no qual professores e alunos são estimulados a utilizar a linguagem audiovisual como instrumento de informação e sensibilização sobre a preservação das nascentes.

O projeto contempla uma sequência de formações para a produção audiovisual, envolvendo oficinas práticas de produção de roteiros e de curtas-metragens, além de conceitos e vivências sobre a proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos. Estas formações permitem que professores e alunos exercitem a comunicação e a criatividade para contar uma história.

O resultado deste trabalho resultará na realização, em novembro, da 6ª Mostra de Vídeos Ambientais, que reunirá as produções cinematográficas de cada escola participante e contará com uma mostra focada no gênero documentário com o tema “Escola e Comunidade cuidando da nascente”.

A atividade foi coordenada pelos educadores ambientais da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e consultoras do projeto.

O próximo encontro com os alunos, marcado para 28 de agosto, às 8h, na Casa do Café, dará continuidade à formação acerca do tema e realizará oficinas explicando sobre a produção de roteiro para a mostra de vídeos.

Revitalização de nascentes

O programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e a mata ciliar nas APPs (Áreas de Preservação Permanente).

O programa revitaliza e protege nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O programa contempla um trabalho perene de educação ambiental junto a professores e alunos das escolas municipais no entorno das nascentes, que vão desde o envolvimento nas ações de plantio, conservação das áreas, coleta de amostra para análise da qualidade da água.