Educadores de Caraguatatuba visitam Museu do Folclore
Atualizado em 30/05/2019 - 15:43
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Grupo de coordenadores de escolas municipais de Caraguatatuba se reúne ao final da visita - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebeu na manhã desta quarta-feira (29), a visita de um grupo de 26 educadores da Prefeitura de Caraguatatuba (quatro coordenadores de apoio pedagógico da Secretaria de Educação e 22 coordenadores pedagógicos de escolas municipais). A maioria dos integrantes do grupo conheceu o Museu do Folclore pela primeira vez.

Para Carolina Chiappini Bertasso, uma das coordenadoras de apoio pedagógico, a visita foi muito proveitosa. “Em setembro vamos realizar em Caraguatatuba a nossa feira literária e, com certeza, essa visita deve motivar os coordenadores pedagógicos a sugerirem o tema folclore na programação, além de estimular a visita dos alunos ao museu”, ressaltou.

O grupo foi recepcionado pela folclorista Angela Savastano, vice-presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore. “O contato com ela foi um importante momento de reflexão sobre a cultura que todos nós temos, a cultura popular, onde não há diferenças”, destacou Carolina.

Depois da conversa com a folclorista, o grupo visitou a brinquedoteca, a biblioteca especializada em cultura popular e as exposições de longa duração e temporária. “A princípio, um dos objetivos da nossa visita era constatar as diferenças entre as culturas caiçara e caipira, mas depois do que ouvimos e vimos podemos constatar que uma complementa a outra”, explicou Carolina.

Caminho certo

Para Angela Savastano, “visitas como essa são sempre importantes para o Museu do Folclore, pois confirmam que o trabalho iniciado há mais de 30 anos continua no caminho certo, contribuindo para a formação do cidadão e da sociedade, em particular, o segmento educacional”.

As visitas em grupo, como a desses coordenadores, podem ser pré-agendadas pelo site do Museu do Folclore, que está aberto de terça a sexta, das 9h às 17h, para este fim. Já as visitas espontâneas podem ser feitas neste mesmo período e horário e também aos sábados e domingos, das 14h às 17h. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

O Museu do Folclore foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987, sendo gerido atualmente pelo CECP. Além das exposições, o visitante pode conhecer e usufruir da biblioteca e da brinquedoteca; e participar de várias atividades realizadas durante o ano, como o programa Museu Vivo, Mês do Folclore e o projeto Dialogando com o Folclore.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana