Dia do Desafio mobiliza quase 40% da população
Atualizado em 30/05/2019 - 20:43
Atividades no Centro da Juventude
Encerramento da edição de 2019 do Dia do Desafio em São José lotou o Centro da Juventude com diversas atividades esportivas - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Dia do Desafio de 2019 em São José dos Campos movimentou quase quatro em cada dez habitantes do município. Das 6h às 21h de quarta-feira (29), foram registradas 267.470 participações na campanha, o equivalente a 36,67% da população, estimada em 730 mil habitantes.
Porém, o resultado oficial da competição será ainda mais expressivo, indicando que 42,66% da população foi atingida, uma vez que o critério utilizado pelos organizadores é o censo demográfico de 2010 do IBGE, quando São José tinha cerca de 629 mil moradores.

Os números foram totalizados no final da noite de quarta-feira pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura de São José dos Campos e enviados para o Sesc (Serviço Social do Comércio) de São Paulo, que é responsável pelo Dia do Desafio no Brasil e em toda a América Latina.

As informações da cidade de Caucaia, no Ceará, adversária de São José na competição, ainda não foram divulgadas. Segundo o Sesc informou na manhã desta quinta-feira (30), o resultado oficial do confronto será revelado no próximo dia 5 de junho.

Crescimento

Segundo o professor de educação física Ito Naressi, coordenador da maioria das 25 participações de São José no Dia do Desafio, o balanço deste ano é bastante positivo.

“Conseguimos ampliar a nossa participação de 37,60% em 2018 para 42,66% neste ano. Isto mostra que estamos mais organizados e que a população está mais motivada a se envolver”, ressaltou. “Mesmo assim, o vencedor da disputa com Caucaia é o menos importante, o que nos interessa é levar a mensagem da atividade física para cada vez mais pessoas.”

Participação

Segundo o relatório do Dia do Desafio na cidade, a área da Educação foi a que mais contribuiu para o resultado alcançado. Foram mobilizados 57.298 alunos, professores e funcionários na rede estadual, 39.377 na rede municipal e 29.250 nas escolas particulares.

Os NEIs (Núcleos de Educação Infantil) e as Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) contribuíram com 31.186 participações. As universidades envolveram 2.097 pessoas. A soma dessa mobilização no setor estudantil representa 60% de todo o público envolvido na campanha.

Outros grupos expressivos que somaram pontos para São José foram os registrados nos centros esportivos, parques e praças do município e nas academias, com 57.250 participações.

Nas várias secretarias e entidades ligadas à Prefeitura de São José dos Campos, sem contar a rede de ensino, foram registradas 18.773 mobilizações, o equivalente a 7% do total.

O Dia do Desafio no município foi encerrado por volta das 21h no Centro da Juventude, na região sul, com as atividades de zumba, ritmos e aeróbica, treinos de boxe e wrestling, maratona de artes marciais composta de hap kidô, kick boxe, MMA e caratê, circuito de cross kids, entre outras formas de exercícios físicos.

Evento mundial

O Dia do Desafio é realizado anualmente em todo o mundo na última quarta-feira do mês de maio. Na América Latina, a campanha é promovida pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) de São Paulo. São José dos Campos entrou na disputa há 25 anos.

Nesta edição, a adversária Caucaia é a mesma de 2018. Vence o desafio a cidade que movimentar o maior percentual de sua população com atividades físicas durante pelo menos 15 minutos.