Serviços de limpeza destacam beleza de lagos em áreas de lazer
Atualizado em 29/05/2019 - 15:41
Limpeza do lago na praça Riugi Kojima (do Torii) no Aquarius. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 29-05-2019
No jardim japonês, no Aquarius, a limpeza começou na segunda-feira (27) com uma operação delicada de remoção de peixes - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Os lagos do Parque Santos Dumont e do jardim japonês da praça Riugi Kojima (do Torii), no Aquarius, vão ficar ainda mais bonitos com os serviços de limpeza que estão sendo realizados pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

Na praça do Aquarius, a limpeza começou na segunda-feira (27) com uma operação delicada de remoção de peixes. Transportadas em tambores, 22 carpas foram transferidas temporariamente para um dos lagos do Parque Santos Dumont e vão retornar ao final do serviço. Já cerca de três mil tilápias (adultos e alevinos), por se reproduzirem rapidamente, foram soltas no lago do bairro Parque Interlagos, na região sul. Também foram encontrados quatro bagres e dois mandi-guaçu.

Será usado um equipamento de hidrojato para remover o lodo acumulado no fundo e nas laterais. Jatos d’água de um caminhão-pipa farão a limpeza final do lago e das pedras ornamentais.

Revitalização

Nos dois lagos que existem no Parque Santos Dumont, o trabalho começou com a instalação de seis bombas d’água novas que têm a função de movimentar a água e de levá-la para os filtros. Com as novas bombas, os jatos do chafariz do lago central que estavam parados vão voltar a funcionar. A manutenção também incluiu a pintura das bordas.

O serviço é intercalado para que os peixes fiquem em um dos lagos, enquanto o outro é limpo. Juntos os dois têm cerca de quatro mil peixes das espécies tilápia, carpa e cascudo. Uma máquina retroescavadeira foi utilizada para retirar folhas e lodo.

O lago do jardim japonês do Parque Santos Dumont também será recuperado com serviços de manutenção e limpeza, mantendo o local ainda mais atrativo para os visitantes.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade

×