Prefeitura realiza Semana do Meio Ambiente de 1 a 22 de junho
Atualizado em 29/05/2019 - 14:13
PLANTIO ARVORES FRUTIFERAS AV TEOTONIO VILELA - 28-03-2019 - LUCAS CABRAL
Políticas públicas sustentáveis e boas práticas ambientais ganham destaque na Semana do Meio Ambiente 2019 - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, inicia a partir deste sábado, 1º de junho, a da Semana do Meio Ambiente 2019. A programação conta com diversas atividades educativas que seguem até o dia 22 de junho.

A Semana de Meio Ambiente é realizada em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. A data foi definida na Assembleia Geral da ONU, em 1972, durante a Conferência de Estolcomo, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.

A Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos é uma realização da Prefeitura com o apoio de diversas secretarias, autarquias e fundações municipais e outros órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil e cidadãos. A programação envolve diversas atividades educativas, palestras, exposições, passeio ciclístico e oficinas para a comunidade, tendo como fio condutor políticas públicas e projetos sustentáveis que são desenvolvidos no município nas áreas de arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, restauração florestal, hortas urbanas e compostagem, dentre outros.

Revitalização de Nascentes

Neste sábado, abrindo a programação será apresentado o documentário “Água Mole, Pedra Dura”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Ramos, no bairro Vista Verde, a partir das 9 horas. A proposta do evento é propor a reflexão sobre a escassez dos recursos hídricos e estimular o engajamento comunitário nas atividades do Programa Revitalização de Nascentes.

O programa revitaliza e preserva 33 nascentes localizadas em área urbana, que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) também é protagonista na programação e promove diversas atividades como o Seminário “Educação Ambiental no Meio Urbano” que será realizado dia 3 de junho, segunda-feira, das 9 às 11 horas na sede da entidade (Rua Santarém, 560, Parque Industrial). O Centro de Estudos Ambientais também recebe uma série de oficinas, vivências e exposições sobre temas como paisagismo orgânico, abelhas sem ferrão, piscicultura em caixa d’água, orquídeas e bromélias. As atividades são abertas ao público e tem número de vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundhas www.fundhas.org.br.

Na terça, 4 de junho, das 8 às 10 horas, será realizada uma Mostra de Boas Práticas de Hortas Comunitárias nas UBS com a participação da Secretaria de Saúde. O evento será realizado no auditório da Casa do Café, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Av. Olivo Gomes, 100, Santana).

O Distrito de São Francisco Xavier também contará com uma programação especial na Semana, envolvendo atividades nas escolas, o tradicional mutirão para limpeza do Rio do Peixe e uma feira ambiental com diversas atrações, que será realizada no dia 8 de junho (sábado) durante todo o dia na Praça Cônego Manzzi.

Veja aqui a programação completa da Semana do Meio Ambiente e participe!