Mobilidade urbana de São José vira exemplo para São Bernardo
Atualizado em 29/05/2019 - 15:47
Visita de comitiva de São Bernardo do Campo a São José dos Campos
Técnicos da cidade do ABC Paulista visitaram São José nesta terça - Foto: Divulgação

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Uma comitiva de 13 técnicos e dirigentes da Prefeitura de São Bernardo do Campo esteve nesta terça-feira (28), em São José dos Campos, para conhecer algumas soluções em mobilidade urbana da atual administração municipal.
Os profissionais da cidade do ABC Paulista iniciaram a visita na Secretaria de Mobilidade Urbana, onde tiveram uma apresentação de todo o trabalho realizado pela pasta no município, como por exemplo, as ações educativas que visam uma relação mais harmoniosa entre os usuários das vias públicas.
O grupo também conheceu o Sistema de Controle Semafórico, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) de multas, que dá mais agilidade na remessa e incentivo de pagamento, e o Sistema de Monitoramento Eletrônico nas áreas de estacionamento rotativo, por meio do carro “guardião”, que também detecta a falta de licenciamento e veículo roubado.
Na sequência, o grupo foi até o CCO (Centro de Controle Operacional), onde viram na prática como funciona o sistema de monitoramento por câmeras da cidade, o transporte público, além de visitarem o IPPLAN (Instituto de Pesquisa e Planejamento), que fica no Parque Tecnológico de São José dos Campos.
No IPPLAN, o grupo conheceu os produtos e serviços oferecidos pelo instituto, como por exemplo, os aplicativos do 156 e Ônibus na Hora, usados pela Prefeitura de São José dos Campos para um melhor atendimento à população.
Para o diretor presidente da Empresa de Transportes Coletivos de São Bernardo do Campo (ETCSBC), Ademir Silvestre, as soluções em São José ajudarão no desenvolvimento da cidade do ABC Paulista.
“Na questão da mobilidade urbana fiquei absolutamente extasiado com o que vi e vou tentar tirar disso o melhor proveito possível pra levar pra minha cidade. Vi coisas que vão me ajudar muito no meu desempenho e no desenvolvimento da empresa”, afirma Ademir, que passará por um processo de nova licitação no transporte coletivo em São Bernardo do Campo. “O que vi aqui ajudará inclusive no novo formato do edital que estou pra levar pra rua nos próximos dias”, completa.
O diretor também elogiou a estrutura do Parque Tecnológico. “O desenvolvimento tecnológico daqui é uma coisa fantástica. Inclusive brinquei que esse não é muito o meu mundo, mas gostaria de ter 18 anos pra poder vivenciar e mergulhar nesse mundo [risos]”, diz Ademir.